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História – Oriente e Ocidente

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA


Hemisférios. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hemisferio_Leste.png> acesso em 20, abr. 2023.

ORIENTE E OCIDENTE

Definição

Geograficamente, o oriente é o leste e o ocidente, o oeste. Mas a definição destes conceitos envolve aspectos culturais e políticos que vão além dos geográficos.

O sociólogo português Boaventura Sousa Santos entende que oriente e ocidente

“são dispositivos culturais, conceitos, metáforas, que exprimem imagens positivas ou negativas, que só se entendem ao espelho umas das outras”

(SOUSA, 2022, p. 31).

História das relações

As ideias de oriente e ocidente foram construídas a partir de uma longa história de relações. Elas remontam a mais de 4000 anos, marcados por fluxos de bens e pessoas, constituem fatos históricos como a antiguidade grega, a Bíblia e as cruzadas.

As Grandes Navegações possibilitaram a intensificação do comércio e o aprofundamento do conhecimento mútuo. Nos séculos XVII e XVIII, ocidente e oriente tiveram momentos de curiosidade e até admiração recíproca. 

No século IX, Bagdá era um dos mais importantes centros culturais do mundo. Com as rotas comerciais, o mercado europeu buscava na Índia e na China os melhores tecidos e porcelanas. As especiarias das Índias movimentaram um comércio lucrativo. Até o início do século XIX a China era a grande potência comercial.

Construção dos conceitos na modernidade

No século XIX, a Europa afirmou seu poder político, econômico e militar. Construiu uma narrativa da história humana em que aparece como o ponto de culminância do desenvolvimento cultural, político e econômico. Esta narrativa separou a cultura grega de suas raízes africanas e asiáticas, adotando-a como marco fundador da cultura europeia.

“Os orientais são concebidos como bárbaros, primitivos, violentos, despóticos, fanáticos, culturalmente estagnados. A sua única via de redenção ou civilização é adotarem as ideias progressistas do ocidente”

(SOUSA, 2022, p. 31).

Tornou-se comum na Europa a ideia de que o desenvolvimento econômico e social do ocidente contrastava-se drasticamente com o oriental. O ocidente teria características únicas, originais e excepcionais. Entre as causas da inferioridade oriental estavam a racionalidade deficiente, a religião, a estrutura familiar e o despotismo.

Esta caracterização foi usada como justificativa para a colonização europeia. Eram análises seletivas que tinham por referência apenas alguns países europeus durante a expansão colonial e a revolução industrial. Elas omitiam, por exemplo, a importação de bens essenciais da China e da Índia para a Europa por séculos; e as várias contribuições do oriente para realizações que julgamos serem exclusivamente ocidentais.

Em resumo

As ideias de oriente e ocidente que temos hoje ainda estão marcadas por esses estereótipos construídos no século XIX. O balanço feito por Boaventura Santos é bastante correto:

“Na longa duração histórica a direção das relações entre o ocidente e o oriente é menos de sentido único do que de pêndulo: durante séculos dominou o oriente, desde há dois séculos domina o ocidente. Há sinais de que este domínio possa estar a chegar ao fim”

(SOUSA, 2022, p. 31).

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Quais as imagens e ideias você tem sobre o Oriente?

QUESTÃO 2

Os europeus caracterizaram os orientais como bárbaros, primitivos, violentos, despóticos, fanáticos e culturalmente estagnados. Essas ideias serviram de justificativa para a colonização e dominação política. Escreva um parágrafo sobre isso considerando a continuidade dessa visão ainda hoje.

QUESTÃO 3

Oriente e Ocidente são conceitos que levam em consideração:

(A) Aspectos geográficos e físicos.

(B) Aspectos culturais e políticos.

(C) Aspectos geográficos apenas.

(D) Aspectos físicos e políticos.

QUESTÃO 4

Marque a alternativa correta quanto às visões que temos de Oriente e Ocidente.

(A) As relações entre Oriente e Ocidente remontam a mais de 4 mil anos de fluxo de pessoas e bens.

(B) Com as Grandes Navegações, intensificou-se o comércio e aprofundou-se o conhecimento mútuo.

(C) A Europa construiu, no século XIX, uma visão negativa do Oriente, baseada em estereótipos.

(D) Bagdá era um dos mais importantes centros culturais do mundo, no século IX.


Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0514) Compreender a construção dos conceitos de Oriente e Ocidente na modernidade.
Referencial teórico:SANTOS, Boaventura Sousa. O Oriente e o Ocidente. In: Jornal de Letras.PT. 4 a 17 de maio de 2022. Disponível em: <https://www.boaventuradesousasantos.pt/media/O%20Oriente%20e%20o%20Ocidente_Jornal%20de%20Letras_4Maio2022.pdf> acesso em 17, abr. 2023.