You are currently viewing História – O movimento hippie

História – O movimento hippie

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA


Símbolo da paz. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/paz-assinar-s%C3%ADmbolo-preto-retro-39519/> acesso em 26, out. 2023.

O MOVIMENTO HIPPIE

Contracultura

No mundo pós Segunda Guerra Mundial, os jovens tornavam-se cada vez mais um grupo social importante. O protagonismo dos jovens na luta pela transformação da sociedade gerou vários movimentos que explodiram em diversas partes do mundo, especialmente nos Estados Unidos. É a chamada contracultura.

A década de 1960 talvez seja o seu auge. As características da contracultura nos anos 1960 e 1970 são: valorização da natureza, vida comunitária, luta pela paz, vegetarianismo, respeito às minorias raciais e culturais, experiências com drogas psicodélicas, liberdade nos relacionamentos sexuais e amorosos, anticonsumismo, aproximação com práticas religiosas orientais, crítica aos meios de comunicação de massa sobretudo à televisão, crítica aos princípios do capitalismo e da economia de mercado, forma despojada e livre de expressão artística.

Movimento hippie

O movimento hippie é uma das principais formas de expressão da contracultura. Surgiu nos Estados Unidos, mas estendeu-se pelo Ocidente e América Latina.

A contracultura caracteriza-se por questionar os fundamentos da sociedade capitalista e seus desdobramentos. O movimento hippie leva estes questionamentos para a prática, através de um modo de vida avesso ao american way of life estabelecido no século XX.

Assim, além das características da contracultura apontadas acima, os jovens hippies adotavam um estilo de vida comunitário e/ou nômade, contrários ao nacionalismo, à guerra do Vietnã e ao uso de armas nucleares, adotavam elementos de religiões orientais como o budismo e o hinduísmo e de religiões dos povos originários da América, buscavam viver fora dos padrões e valores da classe média, acreditavam que o paternalismo de Estado, as corporações de indústria e comércio e os valores sociais tradicionais fazem parte de um mesmo conjunto ao qual se negavam a reconhecer legitimidade.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

A alternativa que aponta corretamente a relação entre a contracultura e o movimento hippie é:

(A) O movimento hippie surgiu questionando a contracultura.

(B) O movimento hippie e a contracultura são a mesma coisa.

(C) O movimento hippie marcou o final da contracultura.

(D) O movimento hippie é uma expressão da contracultura.

QUESTÃO 2

Uma característica marcante do movimento hippie é:

(A) Vida comunitária e/ou nômade.

(B) Vida de orações e retiros.

(C) Vida badalada e boêmia.

(D) American way of life.

QUESTÃO 3

Hippie é uma palavra que faz parte do nosso dia-a-dia. Escreva um parágrafo descrevendo uma pessoa hippie.

QUESTÃO 4

O movimento hippie tem uma relação próxima com a cidade de Goiânia. A título de exemplo, a maior feira da capital goiana hoje é a feira hippie. Faça uma pesquisa e descubra por que esta feira tem este nome.


Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0643) Analisar os movimentos de contracultura no Brasil na década de 1960 e os movimentos de resistência cultural no Brasil no mesmo período.
Referencial teórico:SOUZA, Getúlio Cavalcanti de. Herança da contracultura: a comunidade hippie de Arembepe, Camaçari-Bahia (1970-2012). In: XXVII Simpósio Nacional de História – Conhecimento histórico e diálogo social. Natal, 22 a 26 de julho de 2013. Disponível em: <https://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1371343314_ARQUIVO_HERANCADACONTRACULTURA-simposio.pdf> acesso em 25, out. 2023.