You are currently viewing História – O movimento “diretas já”

História – O movimento “diretas já”

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA


O MOVIMENTO “DIRETAS JÁ”

O contexto

No final da década de 1970, a ditadura vivia o processo de abertura política. Em 1978 o AI-5 foi extinto. Em 1979 a lei da anistia foi promulgada. Ocorreu ainda o fim do bipartidarismo surgindo vários partidos. E em 1982 aconteceram as eleições diretas para o governo dos estados.

A emenda Dante de Oliveira

Em março de 1983 o deputado Dante de Oliveira, do PMDB do Mato Grosso, formalizou no Congresso a emenda constitucional que pretendia restabelecer a eleição direta na escolha do presidente da república. Ou seja, a escolha do presidente deveria ser feita pelo voto popular e não pelo Colégio Eleitoral, como estava previsto.

Formou-se uma frente suprapartidária que reunia PMDB, PT, PDT e PTB, além de entidades sindicais e movimentos populares. Para as historiadoras Lilia Schwarcz e Heloísa Starling, a emenda tornou-se o centro da maior mobilização cívica da história republicana do Brasil.

Para se aprovar uma emenda constitucional exigia-se dois terços do Congresso, o que significava um total de 320 votos.

A Campanha Diretas já

A campanha pela aprovação da emenda Dante de Oliveira, com o lema “Diretas já” começou em junho de 1983, em Goiânia, e contou com a participação de 5 mil pessoas. Foi um começo tímido, mas que demonstrou a viabilidade da construção de um movimento de massa.

Alguns fatos permitiam à oposição apostar na adesão da população ao movimento. O desgaste do executivo era agravado pela explosão inflacionária e o arrocho salarial, escândalos financeiros envolvendo ministros e o presidente do banco central enfraqueceram a credibilidade do governo de João Figueiredo. Além disso, as eleições de 1982 deixaram um saldo positivo para a oposição: o PMDB elegeu 9 governadores e Brizola, do PDT, foi eleito no Rio de Janeiro.

Em fevereiro de 1984, Ulysses Guimarães, PMDB, Lula, PT, e Doutel de Andrade, PDT, lideraram a Caravana das Diretas, percorrendo 22 mil quilômetros em 15 estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e reunindo quase 1 milhão de pessoas.

A campanha tinha dimensão cívica, natureza republicana e um jeito de festa. As pessoas iam para as ruas vestindo camisetas amarelas.

O comício em Belo Horizonte reuniu 300 mil pessoas; no Rio de Janeiro, atingiu a marca de 1 milhão de pessoas; e no último comício, em São Paulo, 1,5 milhão.

Os discursos eram acompanhados por uma multidão eufórica. Além das lideranças da frente suprapartidária, a campanha contou com o engajamento de intelectuais, jogadores de futebol e artistas. Foi uma campanha grandiosa que acendeu na população a esperança da vitória.

O desfecho

A emenda Dante de Oliveira foi votada na madrugada de 26 de abril de 1984. 298 votos a favor, 63 contra e 3 abstenções. 113 deputados se ausentaram. Por 22 votos, a emenda não foi aprovada. O sucessor de João Batista Figueiredo foi escolhido por voto indireto.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

O objetivo das Diretas já era:

(A) Escolher o presidente da república por meio do Colégio Eleitoral.

(B) Escolher os governadores por meio do Colégio Eleitoral.

(C) Escolher o presidente da república por meio da eleição direta.

(D) Escolher os governadores por meio da eleição direta.

QUESTÃO 2

Marque a alternativa correta quanto à composição do movimento diretas já.

(A) Artistas, frente suprapartidária, Rede Globo e governo Figueiredo.

(B) Jogadores de futebol, times de futebol, intelectuais e Congresso.

(C) Governo Figueiredo, Congresso Nacional, Rede Globo e times de futebol.

(D) Frente suprapartidária, intelectuais, jogadores de futebol e artistas.

QUESTÃO 3

Faça uma pesquisa entre as pessoas que você conhece e descubra alguém que participou do movimento das diretas já. Registre as impressões dessa pessoa sobre o movimento.

QUESTÃO 4

Escreva um parágrafo analisando o desfecho do movimento “diretas já”.


Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0649) Comparar as experiências ditatoriais na América Latina e os processos de transição democrática.
Referencial teórico:SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. Companhia das Letras. Edição do Kindle.