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História – Movimentos Messiânicos no início da República.

Olá! Esta aula de História é destinada a educandos da 8ª Série da Eaja.

Temática – História – Movimentos messiânicos no início da república. Disponível em<https://pirenopolis.tur.br/cultura/historia/santa-dica>. Acesso em: 28 de Junho de 2021.

Nesta aula, tratamos da guerra de Canudos e de Santa Dica em Goiás como dois exemplos de movimentos messiânicos que expressaram as contradições da sociedade brasileira no início da República.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Movimentos messiânicos no início da república.

8ª SÉRIE | Eaja |HISTÓRIA| PROF.: ANÍSIO FILHO

Movimentos messiânicos no início da república

Você conhece o livro Os Sertões? Ele foi escrito pelo jornalista e escritor Euclides da Cunha, publicado em 1902. Neste livro, Euclides narra a história da luta das tropas do governo contra o arraial de Canudos, no sertão da Bahia. A “guerra” de Canudos, como ficou conhecida essa luta, ocorreu nos anos de 1896 e 1897, a primeira expedição do exército foi derrotada, da mesma forma a segunda e a terceira. Só na quarta expedição o exército conseguiu conquistar a cidade. Essa situação fez com que esse fato ganhasse repercussão nacional. Euclides da Cunha foi a Canudos como correspondente do jornal O Estado de São Paulo na quarta expedição.

Euclides da Cunha e a “guerra” de Canudos

Mas por que essa “guerra” estava acontecendo? A notícia que circulava no Rio de Janeiro, a capital brasileira na época, dava conta de que Canudos era um reduto monarquista e seu líder, Antônio Conselheiro, queria restaurar a monarquia – a república tinha sido instaurada a pouco tempo, em 1889. Euclides da Cunha, defensor da república como era, embarcou para o sertão com esse pensamento, apoiava o exército, achava que a expedição estava cumprindo uma tarefa importante.

Quando chegou a Canudos, Euclides da Cunha percebeu que a questão era mais complexa do que uma simples luta entre monarquistas e republicanos.

Canudos surgiu no século XVIII como um pequeno povoado, às margens do rio Vaza-Barris, nos arredores da fazenda Canudos. Essa comunidade cresceu e ganhou projeção com a chegada, em 1893, de Antônio Vicente Mendes Maciel, que ficou conhecido como Antônio Conselheiro. Ele nasceu em Quixeramobim, Ceará, de família tradicional, era comerciante, foi professor e advogado prático; depois que sua mulher o deixou começou a perambular pelos sertões, tornou-se um líder religioso que, na religiosidade popular dos sertanejos, encarnava uma espécie de messias redentor dos males que os afligiam.

Os camponeses começaram a migrar para Canudos em busca da proteção do Conselheiro. A população ultrapassou os 20 mil habitantes. Essa situação incomodou a Igreja e os fazendeiros, dois importantes grupos de autoridades locais. Começou a circular, então, notícias de que Antônio Conselheiro estava organizando um movimento de resistência à república que iria tomar o país inteiro, até a capital federal, para reinstalar a monarquia. Esses rumores , que hoje poderíamos chamar de fake news, baseava-se no fato de que Antônio Conselheiro pregava contra a república, ele dizia que essa forma de governo era a materialização do Anticristo na terra. Essas notícias chegaram a Salvador e depois ao Rio de Janeiro ganhando proporções suficientes para o governo decidir mandar o exército para destruir esse movimento. Depois das quatro expedições, em torno de 25 mil moradores de Canudos e 5 mil soldados foram mortos.

Euclides da Cunha, quando chegou a Canudos, percebeu que o caso era bem mais complexo do que se dizia. A viagem para o sertão o colocou em contato com um Brasil que ele não conhecia. Ele se deu conta que no interior do país existia um mundo desconhecido para quem vivia no litoral, na capital. No livro, Os sertões, ele procurou não só relatar o confronto, mas apresentar para o resto do país esse mundo desconhecido. Por isso, dedicou uma parte para descrever a terra, a geografia, a natureza, etc; outra parte para falar do homem, o sertanejo, sua cultura, seu modo de vida; e na parte final tratou da luta, o conflito entre o exército e os camponeses. Nessa viagem, Euclides da Cunha mudou sua visão sobre aquela luta. Ele saiu do Rio de Janeiro achando que a expedição cumpria um papel importante para o país e ao se deparar com o sertão se deu conta de que Canudos representava uma parte importante do país que precisava ser compreendida e não exterminada. Essa visão favorável aos sertanejos não evitou, entretanto, uma apreciação preconceituosa de Euclides sobre o povo do sertão.

Santa Dica: a messias de Goiás

Canudos significou a manifestação de um fenômeno importante da cultura brasileira. Ele é considerado um movimento messiânico, ou seja, uma população que se reúne em torno de um líder considerado o Messias. O final do século XIX e início do XX foi marcado por esse tipo de movimento no Brasil. Acontecido geralmente no campo, esses movimentos costumaram ter como pano de fundo disputas por terra, fuga da seca, etc.

No estado de Goiás, o caso mais conhecido desse tipo de movimento é o de Santa Dica.

Benedita Cipryano Gomes nasceu em 1903, na fazenda Mozondó, município de Pirenópolis. Quando tinha mais ou menos sete anos de idade, ficou doente e chegou a ser dada como morta. Depois de três dias recuperou os sinais vitais. Esse fato foi interpretado como milagre, a notícia circulou dando início a uma peregrinação de pessoas em busca das bênçãos da menina.

Ela cresceu e o movimento em torno dela também. As pessoas passaram a não só visitar a Santa Dica como também fixar residência próximo à sua casa. Criou-se uma comunidade da Santa no povoado de Lagolândia, em Pirenópolis. Santa Dica assumiu a liderança do lugar e determinou medidas como o cultivo coletivo da terra e o não pagamento de impostos. Como no caso de Canudos e de outros movimentos desta natureza, as pessoas encontravam em Santa Dica o conforto espiritual mas também um refúgio contra a exploração nas fazendas, uma alternativa de vida. O povoado chegou a ter dimensões consideráveis. Santa Dica liderou um grupo de homens armados que combateu a Coluna Prestes em Goiás.

Essa situação, como em Canudos, incomodou a Igreja e os grandes fazendeiros, que passaram a pressionar o governo estadual por uma intervenção. Em 1925, foi expedido um mandado de prisão para Benedita levado a efeito por uma força policial com ordem expressa para agir caso houvesse reação. Houve um intenso tiroteio entre a polícia e os “diqueiros”, como eram chamados os seguidores da Santa Dica. Ela foi presa ficando na prisão por seis meses.

Se há coincidências entre o caso de Santa Dica e Canudos, o desfecho é completamente diferente. Depois que saiu da prisão ela voltou a Lagolândia e continuou uma líder importante, inclusive comandando grupos de homens armados. Casou-se com o jornalista carioca Mário Mendes em 1928, em 1934 ele se tornou prefeito de Pirenópolis, tiveram cinco filhos e adotaram mais dois.

Benedita Cipryano Gomes mudou-se para Goiânia, onde morreu no ano de 1970. Foi sepultada em seu povoado natal, Lagolândia, em Pirenópolis.

Movimentos religiosos e sociais

Casos como o de Santa Dica e Canudos são manifestações da complexidade que envolve a sociedade brasileira. Eles são movimentos religiosos em que a população expressa a sua religiosidade, as suas crenças, suas visões de mundo sem a tutela das igrejas, por isso mesmo expõe as divergências que as pessoas têm com as igrejas. Mas são bem mais do que isso. São também movimentos sociais em que a população se associa para lutar por seus interesses, contra a exploração de seu trabalho, por melhores condições de vida, por terra para trabalhar e poder comer.

Atividade

Questão 1 – Vamos pensar sobre o aspecto político desses acontecimentos. Tanto no caso de Antônio Conselheiro quanto no caso de Santa Dica, temos uma movimentação espontânea da população e a reação das autoridades locais, estaduais e nacionais para acabar com esses movimentos. Temos aí um padrão de relação dos governos com a população no Brasil.

O que você pensa sobre isso? Que relação podemos estabelecer com os dias de hoje? Escreva um parágrafo expressando sua opinião.


Eaja – Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:(EAJAHI0815) Compreender os movimentos de resistência e os movimentos messiânicos no Brasil entre 1900 e 1930 e relacioná-los aos ocorridos em Goiás.
Referências: A MESSIAS de Goiás. Disponível em: <https://secom.ufg.br/n/ 66115-a-messias-de-goias> acesso em 10 de junho de 2021.
FUCKS, Rebeca. Livro Os sertões de Euclides da Cunha: resumo e análise. Disponível em: <https://www.culturagenial.com /livro-os-sertoes-euclides-da-cunha-resumo-analise/> acesso em 10 de junho de 2021.
SANTA Dica de Goiás. Disponível em <https://cutt.ly/UzGyb86> Acesso em 13 de março de 2021.