You are currently viewing História – Mediterrâneo: um mar de histórias!

História – Mediterrâneo: um mar de histórias!

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes da 5ª série da Educação de Jovens e Adultos-EJA

Disponível em: <https://pxhere.com/en/photo/1048012> acesso em 02, set. 2022.

O Mediterrâneo banha as terras de três continentes. Fica entre a Europa, a Ásia e a África. É um lugar muito importante para a história. Essa região assistiu ao desenvolvimento de impérios como o assírio, o persa e o romano; o florescimento da civilização grega; a expansão árabe; a ação de fenícios, cretenses e macedônios. Na passagem da Idade Média para a Moderna, tornou-se palco das grandes rotas comerciais.

Questão 1

Fonte: FRANCO JR, ANDRADE FILHO; 1995. p. 27.

A partir da observação do mapa que mostra o comércio no Ocidente, no século XIII, quais as cidades que dominavam o comércio no mar Mediterrâneo?

Questão 2

Considerando o que disse o historiador francês Fernand Braudel, qual a razão dos sobrelucros no comércio de longa distância?

Questão 3

Desde a Antiguidade, pelo Mediterrâneo passaram muitos povos e civilizações. As rotas comerciais foram mais um momento de intenso contato entre diferentes idiomas, costumes, modos de vida e produtos. Escreva um parágrafo sobre isso.

Saiba mais

O Mediterrâneo

Canal Anísio Filho. O mediterrâneo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=60T_PIPQBjQ> acesso em 02, set. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-5a-serie/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAHI0546) Conhecer as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo.
(EAJAHI0547) Relacionar a mobilidade de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo às diferentes formas de inserção e marginalização de povos.
Referencial teóricoBRAUDEL, Fernand. A economia em face dos mercados; O capitalismo em casa. In: ______ Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII: os jogos das trocas. Tradução Telma Costa. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
FRANCO JR, Hilário. ANDRADE FILHO, Ruy de Oliveira. Atlas de história geral. São Paulo: Editora Scipione, 1995.