You are currently viewing História – Imperialismo na América

História – Imperialismo na América

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes da 7ª série da Educação de Jovens e Adultos-EJA

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Monroe_doctrine.jpg> acesso em 18, nov. 2022.

No século XIX, enquanto os países europeus colocavam em prática um novo imperialismo, dessa vez visando a África e a Ásia, na América, um país jovem despontava e já afirmava um projeto imperialista para a América Latina. Que país era este? Os Estados Unidos da América.

Questão 1

Disponível em: <http://uapas2.bunam.unam.mx/sociales/movimientos_migratorios_eu> acesso em 18, mar. 2022.

Analise o mapa e responda: quais os meios usados pelos Estados Unidos na expansão do seu território?

Questão 2

Faça uma pesquisa e escreva um parágrafo sobre os motivos que levaram à Guerra da Secessão.

Questão 3

A doutrina do Destino Manifesto foi uma ideologia segundo a qual os Estados Unidos seriam um país predestinado por Deus para disseminar as ideias de liberdade e democracia, conquistar territórios e construir uma nação grandiosa. Como você avalia essa ideia?

Questão 4

No link abaixo você acessa o texto da mensagem do presidente James Monroe ao Congresso dos Estados Unidos, que ficou conhecida como Doutrina Monroe. Faça a leitura do texto e identifique nele o trecho em que Monroe faz referência ao imperialismo europeu do século XIX.

http://www.historia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/fontes%20historicas/doutrina_monroe.pdf

Saiba mais

Doutrina do destino manifesto

Canal Anísio Filho. Doutrina do destino manifesto. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EZDV-FIqOG8> acesso em 18, nov. 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-7a-serie/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAHI0754) Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.
(EAJAHI0755) Conhecer e compreender o processo imperialista dos Estados Unidos ao longo do século XIX.
Referencial TeóricoKARNAL, L. et. al. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007.
MONROE, J. Doutrina Monroe – 1823. Disponível em: <http://www.historia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/fontes%20historicas/doutrina_monroe.pdf> acesso em 28, mar. 2022.
SILVA, D. N. Estados Unidos no século XIX. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/historia-ameri ca/estados-unidos-no-seculo-xix.htm#:~> acesso em 28, mar. 2022.