You are currently viewing História – Crise da racionalidade instrumental

História – Crise da racionalidade instrumental

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA

Prisioneiros do campo de concentração de Buchenwald, em 1941. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Buchenwald_Prisoners_83718.jpg> acesso em 22, mai. 2023.

CRISE DA RACIONALIDADE INSTRUMENTAL

Veja esta situação:

O judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália. Ele, então, começa a usar a imaginação para fazer o filho acreditar que estão participando de uma brincadeira. Assim, tenta protegê-lo do terror e violência ao redor.

Esta é a história do filme A vida é bela, dirigido e protagonizado pelo italiano Roberto Benigni. Mostra o terror de um campo de concentração durante o holocausto.

Racionalidade instrumental

O Iluminismo aprimorou uma forma de pensar baseada na razão. Uma das dimensões do projeto iluminista de modernização do mundo é o aumento da eficácia através da racionalização das ações dos homens e de sua relação com a natureza de forma a permitir mais eficiência na produção de bens e na administração política. Trata-se da racionalidade instrumental, que permitiria o controle sobre a natureza e sobre outros homens.

Essa crença gerou um entusiasmo com o desenvolvimento da ciência e as possibilidades de melhoria da vida humana.

Holocausto

O holocausto foi o genocídio de judeus praticado pelos nazistas que terminou com a morte de seis milhões de pessoas. Ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, opositores políticos também foram vítimas. Foi um processo contínuo, na Europa, de 1933 a 1945.

Este processo, contínuo e gradativo, envolveu a criação de legislação que restringiu direitos e liberdades dos judeus como a proibição de ocuparem cargos públicos e de casar com não judeus; ações violentas como a “Noite dos Cristais”, episódio no qual casas, lojas e sinagogas foram atacadas e destruídas, pessoas agredidas e mortas; a reunião de judeus em guetos de onde eram enviados para campos de concentração.

O aprofundamento do processo levou à formação de grupos de extermínio no leste europeu e ao uso da câmara de gás para execução em massa.

Nos campos de concentração, os prisioneiros enfrentavam jornada de trabalho extenuante, maus tratos diários, péssimas condições de higiene, alojamentos lotados, alimentação insuficiente e tortura psicológica.

Gulag

O gulag era um sistema de campos de trabalho forçado na União Soviética. Destinava-se a punir criminosos comuns, presos políticos, opositores do regime e prisioneiros de guerra.

Esse sistema já existia antes da revolução. O governo bolchevique continuou a tradição, só que em escala muito maior. A criminalização da dissidência política também era uma tradição. O número de presos políticos era muito maior que o de outros presos.

O gulag tornou-se símbolo da repressão do governo de Stálin. Milhões de pessoas foram presas, muitas perseguidas pelo regime stalinista. A vida no gulag era bastante difícil. Os prisioneiros enfrentavam fome, frio, trabalho intensivo, com carga horária diária excessiva e sistema de vigilância rígida.

Bomba atômica

No dia 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos detonaram uma bomba de fissão de urânio na cidade de Hiroshima, no Japão. Em 9 de agosto, explodiram uma bomba de fissão de plutônio sobre a cidade de Nagasaki. O número de mortos é incerto, mas chegou a algo próximo de 200 mil pessoas, a maioria civis.

A bomba atômica foi resultado de investimentos do governo dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Ela tornou-se possível a partir de importantes avanços da ciência, notadamente física e química.

O holocausto, o gulag e a bomba atômica marcaram a crise da racionalidade instrumental e impactaram bruscamente o entusiasmo iluminista dos séculos XVIII e XIX.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Defina racionalidade instrumental.

QUESTÃO 2

Que relação podemos estabelecer entre o holocausto, os gulag, a bomba atômica e a racionalidade instrumental?

QUESTÃO 3

Terminada a Segunda Guerra Mundial, o mundo entrou em choque ao descobrir que seis milhões de pessoas tinham morrido numa ação sistematicamente planejada por um governo, com uso de tecnologia e aplicação de conhecimento científico. Estamos falando do Holocausto. Marque a opção que define corretamente o Holocausto.

(A) A crise da racionalidade instrumental.

(B) Um sistema de campos de trabalho forçado na União Soviética.

(C) O genocídio de judeus praticado pelos nazistas.

(D) O estudo que levou ao desenvolvimento da bomba atômica.

QUESTÃO 4

O gulag vitimou milhões de pessoas, muitas presas por suas convicções políticas. Tornou-se símbolo de autoritarismo político. A opção que define corretamente o gulag é:

(A) O genocídio de judeus praticado pelos nazistas.

(B) A crise da racionalidade instrumental.

(C) O estudo que levou ao desenvolvimento da bomba atômica.

(D) Um sistema de campos de trabalho forçado na União Soviética.

Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0625) Compreender a crise da racionalidade instrumental associando-a ao holocausto, à bomba atômica e aos gulags.
Referencial teórico:SILVA, Kalina V. SILVA, Maciel H. Modernidade [verbete]. In: ______. Dicionário de conceitos históricos. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2009.