You are currently viewing História – Cidadania e diversidade cultural.

História – Cidadania e diversidade cultural.

Olá! Esta aula de História é destinada a educandos da 6ª Série da Eaja.

Temática – História – Cidadania e diversidade cultural. Encerramento do Dia Mundial da Diversidade Cultural, 2015
Foto de Janine Moraes/Minc. Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/ministeriodacultura/17904277509>. Acesso em: 06 de Outubro de 2021.

Esta aula busca estabelecer uma relação entre cidadania e diversidade cultural, apresentando uma definição para esses conceitos.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – Cidadania e diversidade cultural.

HISTÓRIA| Eaja | 6ª SÉRIE | PROF.: ANÍSIO FILHO

Cidadania e diversidade cultural

Conviver com a diferença não é fácil, não é mesmo? Aceitar opiniões contrárias às suas, assistir a pessoas fazendo misturas estranhas na cozinha, conhecer relações familiares absurdas, estar com pessoas de comportamentos abomináveis e ainda por cima ter que respeitar tudo isso! Muitas dessas diferenças nos dizem da riqueza cultural que a humanidade construiu e o exercício da cidadania exige de nós a capacidade de conviver com essa diversidade. Cidadania e diversidade cultural são conceitos fundamentais para uma vida civilizada.

Cidadania

A cidadania refere-se a um conjunto de direitos e deveres que cada indivíduo exerce em sua relação com a sociedade. Os direitos compreendem, por exemplo, o de ir e vir, o acesso à educação, saúde, moradia, alimentação, segurança e o voto. Os deveres englobam o voto, a obediência ao conjunto da legislação civil, o pagamento de impostos, o zelo pelo patrimônio público, etc. A cidadania exige, então, uma vinculação recíproca do Estado com o indivíduo independente da condição social ou de qualquer outro condicionante.

Essa ideia de cidadania que temos em vigor é resultado das elaborações dos filósofos iluministas do século XVIII que conceberam o ser humano como um indivíduo dotado de razão e de direitos intrínsecos à natureza: direito à vida, à liberdade e à propriedade. Tais ideias estabeleceram as bases para uma nova relação entre o indivíduo e o Estado, criando as possibilidades para o aparecimento do Estado de direito, que pressupõe a extinção de qualquer forma de privilégio.

Diversidade cultural

Eu, você e todas as pessoas somos seres humanos, vivemos em sociedade. O ser humano vivendo em sociedade produz cultura. A cultura é um conjunto de símbolos e práticas que o ser humano produz enquanto vive. Compõe a cultura de uma sociedade, entre outros elementos, a linguagem, as tradições, a religião, a culinária, os costumes, o modelo de organização familiar, a política.

Acontece que a forma como cada sociedade produz esses aspectos muda radicalmente a depender do lugar e da época em que vive. Toda sociedade produz linguagem, tradição, religião, culinária, costumes, família, política, mas cada uma com sua particularidade. Ou seja, toda sociedade produz cultura, mas uma cultura diferente. A isso chamamos de diversidade cultural. A diversidade refere-se às diferentes formas de viver que o homem vai construindo.

Principalmente a partir das Grandes Navegações, a diversidade cultural tornou-se uma questão muito importante na história do Ocidente. Imagine o tamanho das diferenças entre as culturas dos países europeus, como Portugal, e as culturas dos povos indígenas americanos. Este “encontro” entre povos criou sociedades como a brasileira que têm na diversidade cultural uma das suas principais características.

Cidadania e diversidade cultural

A convivência num mesmo território de diferentes culturas costuma gerar conflitos. Aí aparece a relação entre a cidadania e a diversidade cultural. A ideia de cidadania pressupõe a existência da diversidade já que ela visa a garantir a cada indivíduo o direito de poder expressar livremente os elementos de sua cultura. Como neste sistema há a reciprocidade entre direitos e deveres, está posta a necessidade de cada indivíduo respeitar as expressões culturais diferentes da sua. Cada pessoa precisa, ao mesmo tempo, exigir que os elementos da sua cultura sejam respeitados e respeitar a cultura dos outros.

Atividade

Questão 1 – O que é cidadania?

Questão 2 – O que é diversidade cultural?

Questão 3 – De que forma cidadania e diversidade cultural se relacionam?


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:(EAJAHI0506) Compreender os conceitos de cidadania e diversidade cultural.(EAJAHI0507) Associar a noção de cidadania à democracia, aos princípios de respeito à diversidade cultural e aos direitos humanos.Integração com Artes:(EAJAAR0688) Compreender a diversidade de gênero, racial, étnica, política, social.
Referências: ENTENDA o que é diversidade cultural. Disponível em <https://www.significados.com.br/diversidade-cultural/#> aces- so em 06 de outubro de 2021.PENA, Rodolfo F. Alves. “O que é cidadania?”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geogr afia/o-que-e-cidadania.htm. Acesso em 06 de outubro de 2021.