You are currently viewing História – Cidadania e diversidade cultural

História – Cidadania e diversidade cultural

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA


CIDADANIA E DIVERSIDADE CULTURAL

Cidadania

A cidadania refere-se a um conjunto de direitos e deveres que cada indivíduo exerce independentemente da sua condição social ou de qualquer outro condicionante.

Entre os deveres estão voto, obediência ao conjunto da legislação civil, pagamento de impostos, zelo pelo patrimônio público, etc. Já entre os direitos podemos citar ir e vir, acesso à educação, saúde, moradia, alimentação, segurança, voto, etc.

A ideia de cidadania baseia-se numa relação de reciprocidade entre o Estado e o cidadão. Esta ideia que temos em vigor é resultado das elaborações dos filósofos iluministas do século XVIII que conceberam o ser humano como um indivíduo dotado de razão e de direitos intrínsecos à natureza: direito à vida, à liberdade e à propriedade. Tais ideias estabeleceram as bases para uma nova relação entre o indivíduo e o Estado, criando as possibilidades para o aparecimento do Estado de direito, que pressupõe a extinção de qualquer forma de privilégio.

Mas a cidadania é uma ideia bem mais antiga. É uma herança dos gregos. Entre os séculos VI e IV a. C., na cidade-Estado de Atenas, Grécia, vigorou uma democracia que desenvolveu a ideia de cidadania. Em comparação com os dias atuais, a cidadania grega era bem mais restrita pois os escravos, as mulheres e os estrangeiros não eram considerados cidadãos. Restava como cidadão apenas os homens nascidos em Atenas que, na prática, era um número reduzido da população ateniense.

Diversidade cultural

A cultura é um conjunto de símbolos e práticas produzidas pela humanidade. Compõe a cultura de uma sociedade, entre outros elementos, a linguagem, as tradições, a religião, a culinária, os costumes, os valores, o modelo de organização familiar, a política, etc.

Toda sociedade produz linguagem, tradição, religião, culinária, costumes, família, política, mas cada uma com sua particularidade. Ou seja, toda sociedade produz cultura, mas uma cultura diferente. A isso chamamos de diversidade cultural.

Principalmente a partir das Grandes Navegações, a diversidade cultural tornou-se uma questão muito importante na história do Ocidente. Imagine o tamanho das diferenças entre as culturas dos países europeus, como Portugal, e as culturas dos povos indígenas americanos. Este “encontro” entre povos criou sociedades como a brasileira que têm na diversidade cultural uma das suas principais características.

Cidadania e diversidade cultural

A convivência, num mesmo território, de diferentes culturas costuma gerar conflitos. Aí aparece a relação entre a cidadania e a diversidade cultural. A ideia de cidadania pressupõe a existência da diversidade já que ela visa a garantir a cada indivíduo o direito de poder expressar livremente os elementos de sua cultura. Como neste sistema há a reciprocidade entre direitos e deveres, está posta a necessidade de cada indivíduo respeitar as expressões culturais diferentes da sua. Cada pessoa precisa, ao mesmo tempo, exigir que os elementos da sua cultura sejam respeitados e respeitar a cultura dos outros.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

A vida civilizada tem na cidadania um de seus principais alicerces. A alternativa que define corretamente a cidadania é:

(A) A luta por poder expressar a opinião mesmo quando ela fere os outros.

(B) O exercício de um conjunto de direitos e deveres por todo indivíduo.

(C) Os interesses pessoais que cada indivíduo consegue impor ao Estado.

(D) O respeito às culturas que estão de acordo com nossos valores.

QUESTÃO 2

Toda sociedade produz linguagem, tradição, religião, culinária, costumes, família, política, mas cada uma com sua particularidade. Marque a opção que define corretamente a diversidade cultural.

(A) Diz respeito à característica humana de produzir cultura ao viver.

(B) Diz respeito à capacidade humana de viver em sociedade.

(C) Diz respeito às diferentes culturas produzidas pelas diferentes sociedades.

(D) Diz respeito à cultura específica de uma determinada sociedade.

QUESTÃO 3

Você é uma pessoa preconceituosa? Já viveu alguma situação em que surpreendeu a si mesmo praticando alguma intolerância cultural contra alguém?

QUESTÃO 4

Fazer a cidadania acontecer na prática tem sido uma questão complexa no Brasil. Pensando nisso, escreva um parágrafo apontando os fatores que dificultam o exercício da cidadania em nosso país.

Saiba mais

Diversidade cultural no Brasil

Canal Anísio Filho. Diversidade cultural no Brasil. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=x_XA0V6aX1Y> acesso em 27, mai. 2022.

Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0416) Compreender os conceitos de cidadania e diversidade cultural.(EJAHI0417) Associar a noção de cidadania à democracia, aos princípios de respeito à diversidade cultural, linguística e aos direitos humanos.
Referencial teórico:ENTENDA o que é diversidade cultural. Disponível em <https://www.significados.com.br/diversidade-cultural/#> aces- so em 06 de outubro de 2021.
PENA, Rodolfo F. Alves. “O que é cidadania?”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geogr afia/o-que-e-cidadania.htm. Acesso em 06 de outubro de 2021.