You are currently viewing História – Belle époque

História – Belle époque

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA

Dança no Moulin Rouge, 1890. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Henri_de_Toulouse-Lautrec_005.jpg> 31, mar. 2023.

BELLE ÉPOQUE

Veja esta situação:

A cidade de Goiás – Fonte Wikipédia.
Vista panorâmica da cidade de Goiânia – Fonte Wikipédia.

As cidades se desenvolvem atendendo às necessidades de cada época. As fotografias mostram dois modelos urbanísticos diferentes. Este modelo de cidade em que vivemos hoje teve na Belle époque um marco importante de seu desenvolvimento.

A Belle époque foi um período marcado por grandes transformações urbanas, avanços tecnológicos, surgimento de novos meios de transporte e  novos modos de vida.

As reformas ocorridas em Paris são consideradas seu grande símbolo. Elas aconteceram durante o governo do prefeito Georges-Eugène Haussmann, o barão de Haussmann, de 1853 a 1870.

Nesse período, a Europa passava pela Segunda Revolução Industrial com a expansão de estradas de ferro, novas fontes de energia, além de melhorias nos transportes e comunicações.

Surgiram, então, necessidades tais como a substituição das antigas vielas e ruas estreitas, tortuosas e de difícil circulação, por largas avenidas, nova infraestrutura e saneamento básico. Paris ganhou um sistema de iluminação pública a gás, depois substituído pela luz elétrica. Os mais pobres foram para a periferia.

Novo modo de vida

Os parisienses frequentavam restaurantes, teatros, bulevares, encontravam-se em ruas com calçadas largas e cafés. Paris tornou-se uma cidade moderna com amplas avenidas, árvores altas, tráfego, lojas, vitrines e ciclovias. As bicicletas e automóveis tornaram-se símbolos do progresso. A vida cultural ainda ganhou duas novidades: cinema e ópera.

Para uns estas mudanças causaram temor, para outros, euforia. Houve um efeito também sobre a noção de tempo. Os horários dos trens criaram a necessidade da sua contagem precisa, passou-se a considerar os minutos. A iluminação pública criou a supressão da noite prolongando o dia.

Os direitos das mulheres evoluíram. Em 1886 elas podiam abrir poupanças sem a permissão dos maridos; em 1893 mulheres solteiras tiveram sua capacidade legal reconhecida; em 1897 tiveram o direito de testemunhar em ações civis; em 1884 o divórcio se tornou possível.

No Brasil

A Belle époque de Paris influenciou o mundo e chegou ao Brasil. O início do século XX foi marcado pelo esforço da elite brasileira em se modernizar seguindo o modelo francês.

O Rio de Janeiro foi o principal símbolo da Belle époque brasileira. Até o início do século XX, era uma cidade de ruas sujas e estreitas, vielas tortuosas e epidemias. No período de 1902 a 1906, quando Rodrigues Alves era o presidente da República e Pereira Passos o prefeito carioca, foram feitas várias reformas urbanas visando a melhorar, embelezar e higienizar a cidade.

As principais obras incluíram a construção da avenida Central (hoje Rio Branco), da avenida Beira-Mar e a remodelação da rua do Ouvidor. Surgiram ainda mansões no estilo Art Nouveau. A nova cidade refletia a estrutura social segregada. O norte abrigava o povo enquanto o centro-sul era habitado pela elite.

Belle époque e a Grande Guerra

A Belle époque foi uma época de euforia e entusiasmo com um futuro de possibilidades abertas pelo desenvolvimento da tecnologia. Esse entusiasmo foi bruscamente interrompido pela Primeira Guerra Mundial. A Grande Guerra deixou um rastro de destruição na Europa que acendeu o alerta sobre o mundo de caos que a tecnologia pode criar.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Belle époque é uma expressão em francês. Seu significado em português é:

(A) Belo tempo.

(B) Bela época.

(C) Nova época.

(D) Novo tempo.

QUESTÃO 2

O nome Belle époque expressa bem qual característica desta época?

(A) O surgimento de uma nova estrutura urbana, melhorias nos transportes e comunicações, novo modo de vida e da Grande Guerra.

(B) A mudança na noção de tempo com a contagem mais precisa e o prolongamento do dia pela iluminação pública.

(C) A euforia e o entusiasmo com um futuro de possibilidades abertas pelo desenvolvimento da tecnologia.

(D) O medo e o horror provocado pela destruição causada pela guerra, amplificada pelo desenvolvimento da tecnologia bélica.

QUESTÃO 3

Goiânia é uma cidade moderna construída para substituir Goiás como capital do estado. Que relação podemos estabelecer entre este caso e a Belle époque?

QUESTÃO 4

Quais os efeitos da Primeira Guerra Mundial sobre a euforia e o entusiasmo que existiam na Belle époque?

AutoriaAnísio José Pereira Filho
FormaçãoHistória
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0618) Compreender a Primeira Guerra Mundial, seus desdobramentos políticos, econômicos e sociais.
Referencial teórico:LIMA, Natália Dias de Casado. A Belle Époque: transformações urbanas, moda e influências no Rio de Janeiro. In: História & Democracia: precisamos falar sobre isso. Guarulhos, SP: UNIFESP, 3 a 6 de outubro de 2018. Disponível em: <https://www.encontro2018.sp.anpuh.org/resources/anais/8/1530193939_ARQUIVO_artigo.pdf> acesso em 30, mar. 2023.
WIKIPÉDIA. Goiânia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Goiania_banner.jpg> acesso em 30, mar. 2023.
______. Goiás. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cidade_de_Goi%C3%A1s.png> acesso em 30, mar. 2023.