Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA
BELLE ÉPOQUE
Veja esta situação:
A Belle époque foi um período marcado por grandes transformações urbanas, avanços tecnológicos, surgimento de novos meios de transporte e novos modos de vida.
As reformas ocorridas em Paris são consideradas seu grande símbolo. Elas aconteceram durante o governo do prefeito Georges-Eugène Haussmann, o barão de Haussmann, de 1853 a 1870.
Nesse período, a Europa passava pela Segunda Revolução Industrial com a expansão de estradas de ferro, novas fontes de energia, além de melhorias nos transportes e comunicações.
Surgiram, então, necessidades tais como a substituição das antigas vielas e ruas estreitas, tortuosas e de difícil circulação, por largas avenidas, nova infraestrutura e saneamento básico. Paris ganhou um sistema de iluminação pública a gás, depois substituído pela luz elétrica. Os mais pobres foram para a periferia.
Novo modo de vida
Os parisienses frequentavam restaurantes, teatros, bulevares, encontravam-se em ruas com calçadas largas e cafés. Paris tornou-se uma cidade moderna com amplas avenidas, árvores altas, tráfego, lojas, vitrines e ciclovias. As bicicletas e automóveis tornaram-se símbolos do progresso. A vida cultural ainda ganhou duas novidades: cinema e ópera.
Para uns estas mudanças causaram temor, para outros, euforia. Houve um efeito também sobre a noção de tempo. Os horários dos trens criaram a necessidade da sua contagem precisa, passou-se a considerar os minutos. A iluminação pública criou a supressão da noite prolongando o dia.
Os direitos das mulheres evoluíram. Em 1886 elas podiam abrir poupanças sem a permissão dos maridos; em 1893 mulheres solteiras tiveram sua capacidade legal reconhecida; em 1897 tiveram o direito de testemunhar em ações civis; em 1884 o divórcio se tornou possível.
No Brasil
A Belle époque de Paris influenciou o mundo e chegou ao Brasil. O início do século XX foi marcado pelo esforço da elite brasileira em se modernizar seguindo o modelo francês.
O Rio de Janeiro foi o principal símbolo da Belle époque brasileira. Até o início do século XX, era uma cidade de ruas sujas e estreitas, vielas tortuosas e epidemias. No período de 1902 a 1906, quando Rodrigues Alves era o presidente da República e Pereira Passos o prefeito carioca, foram feitas várias reformas urbanas visando a melhorar, embelezar e higienizar a cidade.
As principais obras incluíram a construção da avenida Central (hoje Rio Branco), da avenida Beira-Mar e a remodelação da rua do Ouvidor. Surgiram ainda mansões no estilo Art Nouveau. A nova cidade refletia a estrutura social segregada. O norte abrigava o povo enquanto o centro-sul era habitado pela elite.
Belle époque e a Grande Guerra
A Belle époque foi uma época de euforia e entusiasmo com um futuro de possibilidades abertas pelo desenvolvimento da tecnologia. Esse entusiasmo foi bruscamente interrompido pela Primeira Guerra Mundial. A Grande Guerra deixou um rastro de destruição na Europa que acendeu o alerta sobre o mundo de caos que a tecnologia pode criar.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Belle époque é uma expressão em francês. Seu significado em português é:
(A) Belo tempo.
(B) Bela época.
(C) Nova época.
(D) Novo tempo.
QUESTÃO 2
O nome Belle époque expressa bem qual característica desta época?
(A) O surgimento de uma nova estrutura urbana, melhorias nos transportes e comunicações, novo modo de vida e da Grande Guerra.
(B) A mudança na noção de tempo com a contagem mais precisa e o prolongamento do dia pela iluminação pública.
(C) A euforia e o entusiasmo com um futuro de possibilidades abertas pelo desenvolvimento da tecnologia.
(D) O medo e o horror provocado pela destruição causada pela guerra, amplificada pelo desenvolvimento da tecnologia bélica.
QUESTÃO 3
Goiânia é uma cidade moderna construída para substituir Goiás como capital do estado. Que relação podemos estabelecer entre este caso e a Belle époque?
QUESTÃO 4
Quais os efeitos da Primeira Guerra Mundial sobre a euforia e o entusiasmo que existiam na Belle époque?
Autoria | Anísio José Pereira Filho |
Formação | História |
Componente Curricular: | História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAHI0618) Compreender a Primeira Guerra Mundial, seus desdobramentos políticos, econômicos e sociais. |
Referencial teórico: | LIMA, Natália Dias de Casado. A Belle Époque: transformações urbanas, moda e influências no Rio de Janeiro. In: História & Democracia: precisamos falar sobre isso. Guarulhos, SP: UNIFESP, 3 a 6 de outubro de 2018. Disponível em: <https://www.encontro2018.sp.anpuh.org/resources/anais/8/1530193939_ARQUIVO_artigo.pdf> acesso em 30, mar. 2023. WIKIPÉDIA. Goiânia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Goiania_banner.jpg> acesso em 30, mar. 2023. ______. Goiás. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cidade_de_Goi%C3%A1s.png> acesso em 30, mar. 2023. |