You are currently viewing História – As Grandes Navegações

História – As Grandes Navegações

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes da 6ª série da Educação de Jovens e Adultos-EJA

As Grandes Navegações foram um empreendimento dos países europeus, nos séculos XV e XVI, que visava, inicialmente, estabelecer rotas comerciais com o Oriente através da navegação em alto mar. Na busca de caminhos alternativos para “as Índias”, eles acabaram descobrindo um novo continente, a América. Essa descoberta deu uma nova dimensão para o empreendimento.

Questão 1

Cite algumas contribuições da cultura árabe para a formação da cultura da península ibérica.

Questão 2

De que forma a presença dos árabes na península ibérica serviu para impulsionar as Grandes Navegações?

Questão 3

Como as Grandes Navegações serviram para evidenciar a alteridade?

Saiba mais

A Europa e as Grandes Navegações

Canal Anísio Filho. A Europa e as Grandes Navegações. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XpS2aLtHI4I> acesso em 15, jun. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-6a-serie/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAHI0613) Analisar os objetivos políticos, colonialistas, comerciais e religiosos das Grandes Navegações.
(EAJAHI0614) Relacionar a expansão marítima às trocas culturais entre diferentes povos.
(EAJAHI0615) Compreender os conceitos de alteridade e estranhamento, a partir do contato entre diferentes culturas ao longo do período de expansão marítima.
Referencial teóricoPORFÍRIO. Francisco. Alteridade. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/alteridade.htm> acesso em 07 de setembro de 2021.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 7º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.