Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes da 6ª série da Educação de Jovens e Adultos-EJA
As Grandes Navegações foram um empreendimento dos países europeus, nos séculos XV e XVI, que visava, inicialmente, estabelecer rotas comerciais com o Oriente através da navegação em alto mar. Na busca de caminhos alternativos para “as Índias”, eles acabaram descobrindo um novo continente, a América. Essa descoberta deu uma nova dimensão para o empreendimento.
Questão 1
Cite algumas contribuições da cultura árabe para a formação da cultura da península ibérica.
Questão 2
De que forma a presença dos árabes na península ibérica serviu para impulsionar as Grandes Navegações?
Questão 3
Como as Grandes Navegações serviram para evidenciar a alteridade?
Saiba mais
A Europa e as Grandes Navegações
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-6a-serie/
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJAHI0613) Analisar os objetivos políticos, colonialistas, comerciais e religiosos das Grandes Navegações. (EAJAHI0614) Relacionar a expansão marítima às trocas culturais entre diferentes povos. (EAJAHI0615) Compreender os conceitos de alteridade e estranhamento, a partir do contato entre diferentes culturas ao longo do período de expansão marítima. |
Referencial teórico | PORFÍRIO. Francisco. Alteridade. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/alteridade.htm> acesso em 07 de setembro de 2021. SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 7º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. |