You are currently viewing História – As eleições de 1989

História – As eleições de 1989

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA

Fernando Collor de Melo e Luís Inácio Lula da Silva, candidatos que foram ao segundo turno nas eleições de 1989. Colagem feita a partir de imagens disponíveis em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fernando_Collor_official_portrait.jpg> <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Paim_diap_(cropped_3x4).jpg> acesso em 21, dez. 2023.

AS ELEIÇÕES DE 1989

A eleição presidencial de 1989 foi a primeira pelo voto popular desde 1961. A participação da população foi marcada pelas decepções políticas da derrota da emenda Dante de Oliveira, a morte de Tancredo Neves e a frustração com os planos Cruzado I e II.

Muita gente começou a achar que não havia mais chance para uma saída convencional para a situação econômica. Para estas pessoas, Fernando Collor, governador de Alagoas, era o candidato salvador.

Collor pretendia ganhar a eleição liderando uma cruzada moralizadora contra o empreguismo e os altos salários do funcionalismo público, principalmente os “marajás”, que usavam manobras burocráticas para aumentar seus salários. Dizia ter pressa para mudar o Brasil. As historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Starling dizem que “muita gente se encantou com sua panaceia: ia modernizar o país, acabar com a corrupção e botar o funcionalismo para trabalhar” (SCHWARCZ, STARLING, p. 834).

A disputa

A campanha contou com mais de vinte candidatos. Collor teve uma ascensão nas pesquisas eleitorais a poucos meses da eleição que garantiu seu lugar no segundo turno. Brizola e Lula disputaram voto a voto a segunda colocação, terminando com uma diferença de 500 mil votos favoráveis a Lula.

O segundo turno começou com Collor em vantagem, mas no final os candidatos estavam quase empatados. Collor tinha 47% das intenções de voto e Lula tinha 46%. Houve um alto grau de polarização e a definição só veio na última semana.

Campanha suja

Collor recebeu o apoio da maior parte dos donos das empresas de comunicação, em especial, de Roberto Marinho, dono das Organizações Globo. A classe média aderiu em massa à candidatura Collor quando ele atiçou o anticomunismo latente na sociedade brasileira associando Lula à desapropriação de imóveis e ao confisco da caderneta de poupança.

Mário Amato, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, afirmou que 800 mil empresários deixariam o Brasil caso Lula vencesse as eleições. Collor levou para a televisão uma entrevista com a ex-namorada de Lula, Miriam Cordeiro, com quem ele tinha uma filha. Miriam dizia que Lula tinha lhe oferecido dinheiro para abortar – tal afirmação era mentira, mas produziu um efeito desastroso para a candidatura Lula.

Três dias antes da eleição, a Rede Globo exibiu, no Jornal Nacional, um compacto do último debate entre os dois candidatos editado de modo a beneficiar Fernando Collor.

Por último, no sábado, véspera da eleição, a polícia de São Paulo acabou com o sequestro do empresário Abílio Diniz e sugeriu a existência de indícios de ligações entre os sequestradores e o PT, partido de Lula. No domingo, o jornal O Estado de S. Paulo chegou às bancas com a entrevista do irmão do sequestrado afirmando que o PT participou do sequestro.

O resultado

Terminada a apuração, Collor teve 50% dos votos, enquanto Lula teve 44%. Collor tomou posse em 15 de março de 1990 para um curto e desastroso mandato. O primeiro presidente eleito pelo voto popular depois da ditadura sofreria um impeachment em 1992.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Marque a opção correta considerando a disputa das eleições de 1989.

(A) Houve muita indefinição quanto aos candidatos.

(B) Houve muita disputa somente no primeiro turno.

(C) Houve um grande consenso desde o início.

(D) Houve um alto grau de polarização.

QUESTÃO 2

No segundo turno, os candidatos protagonizaram uma disputa acirrada. A definição só ocorreu na última semana. O fator decisivo nesta definição foi:

(A) A quantidade de candidatos.

(B) A campanha suja contra o candidato Lula.

(C) A primeira eleição com voto popular depois de anos.

(D) O debate de ideias sobre os rumos do país.

QUESTÃO 3

Como você avalia as eleições de 1989 tendo em vista o contexto histórico – pós-ditadura, primeira eleição direta depois de 1961, Constituição de 1988?

QUESTÃO 4

As eleições de 1989 representam um caso recorrente na história. A população decepcionada com a política, em função de experiências anteriores, escolhe o candidato que se apresenta como o salvador da pátria. Escreva um parágrafo apontando os problemas desse tipo de comportamento tendo em vista o exercício da cidadania.

Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0652) Relacionar os direitos constitucionais no Brasil contemporâneo à noção de cidadania e à função social do Estado.
Referencial teórico:SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. Companhia das Letras. Edição do Kindle.