You are currently viewing História – A Segunda Guerra Mundial

História – A Segunda Guerra Mundial

Olá! Esta aula de História é destinada aos estudantes da 8ª Série da Eaja.

Temática – História – A Segunda Guerra Mundial. Disponível em: <https://loscuadernosdehistoria.blogspot.com/2017/05/segunda-guerra-mundial-espanoles-en-el.html>. Acesso em: 09 de Dezembro de 2021.

Esta aula trata do contexto histórico que explica os fatores que levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – A Segunda Guerra Mundial

HISTÓRIA| Eaja | 8ª SÉRIE | PROF.: ANÍSIO FILHO

A Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial aconteceu entre os anos de 1939 a 1945. É considerada o maior conflito da história. Mais de 70 países se envolveram nela, 100 milhões de soldados participaram, estima-se entre 50 milhões a 60 milhões de mortos. O que provocou essa guerra? Explicar porque um fato aconteceu é uma das tarefas mais difíceis para os historiadores; ainda mais quando se trata de um evento tão complexo como este. É voltando a atenção para o contexto histórico que os historiadores procuram apontar as suas causas.

O contexto histórico da Segunda Guerra Mundial

As penalidades impostas à Alemanha pelo Tratado de Versalhes, ao final da Primeira Guerra Mundial, costumam ser apontadas como um importante fator para a eclosão da Segunda Guerra. A Alemanha saiu da guerra humilhada, o que alimentou o projeto de restabelecimento da grandeza alemã baseado num revanchismo.

A crise econômica de 1929 é outro acontecimento importante. Um resultado político dela foi ascensão e fortalecimento de grupos políticos com projetos autoritários como o nazismo na Alemanha e o fascismo na Itália.

O nazismo e o fascismo são exatamente os grandes fatores apontados como causadores da guerra. Uma característica importante destes regimes era o seu projeto expansionista. Adolf Hitler, por exemplo, defendia a teoria do espaço vital. Segundo ela, a Alemanha precisava expandir seu território para crescer. Deveria começar anexando regiões pertencentes a outros países que tinha a população de maioria alemã.

Hitler começou a colocar em prática esse plano. Observando o mapa a seguir podemos entender esse processo de anexação de territórios.

Fonte: VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 9º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. p. 100.

A Alemanha ocupou a região da Renânia em 1936. Em março de 1938, anexou a Áustria depois de grande polêmica. Ainda em 1938, Hitler contou com o apoio de Mussolini para convencer a França e a Inglaterra a aceitar a ocupação alemã dos Sudetos, região da Tchecoslováquia. Em março de 1939, a Alemanha ocupou a Boêmia e a Morávia; Inglaterra e França apenas protestaram. O mapa deixa claro que de 1935 a 1939 o território alemão cresceu consideravelmente.

Em todo esse período, tanto a Inglaterra quanto a França assistiam às ações de Hitler com tolerância. Um dos motivos para essa postura é que a interpretavam como uma barreira para o avanço do comunismo da União Soviética.

Em agosto de 1939, a Alemanha assinou um pacto de não agressão com a União Soviético. Uma cláusula deste acordo estabelecia uma divisão da Polônia entre esses dois países, objeto das ambições dos dois. Em setembro de 1939, a Alemanha invadiu a Polônia. Inglaterra e França, então, resolveram declarar guerra contra a Alemanha. A guerra começou.

Atividades

Questão 1 – Quais os fatores que levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial?

Questão 2 – De que forma o Tratado de Versalhes contribuiu para que a Segunda Guerra acontecesse?


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:(EAJAHI0842) Identificar o contexto político, econômico e social que levou à eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Referências: VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 9º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.