You are currently viewing História – A religião na Idade Média

História – A religião na Idade Média

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA


Batismo de Agostinho de Hipona. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bapt%C3%AAme_Cath%C3%A9drale_de_Troyes_290308.jpg> acesso em 24, nov. 2023.

A RELIGIÃO NA IDADE MÉDIA

O historiador Jacques Le Goff considera que existe uma civilização do Ocidente medieval, que constitui um corpo coerente. Tal civilização se organiza a partir dos séculos VI e VII, completa-se em torno do século XIII e se desfaz pouco a pouco ao longo dos séculos XVII, XVIII e XIX. Neste longo período forma-se uma concepção de mundo com maneiras próprias de sentir, de pensar e de perceber o espaço e o tempo.

Esta concepção de mundo é principalmente religiosa.

Os homens e as mulheres da Idade Média crêem no Deus do Gênesis. O mundo e a humanidade existem porque Deus quis assim, através de um ato generoso

LE GOFF, 2005b, p. 125.

A civilização medieval é marcada pela ideia de criação que traz uma concepção de Deus, da natureza e do homem. A Igreja é a responsável pela manutenção da coerência. Isso é o que dá sustentação a uma estrutura social hierárquica cujo centro é o dominium – a dominação da senhoria. A hierarquia, no entanto, não deve ser pensada em termos de uma relação verticalizada do tipo o rei no alto e o súdito embaixo. Ela fundamenta-se na reciprocidade.

Estas concepções moldam  uma cultura centrada na religião onde a Igreja ocupa lugar cada vez mais importante. Constituem ainda as relações sociais entre os diferentes grupos.

Um exemplo é a forma de apresentação da sociedade cristã que surgiu na literatura ocidental por volta do final do século IX. Segundo tal esquema, a sociedade era formada por três ordens: sacerdotes, guerreiros e camponeses.

Três categorias distintas e complementares, cada uma necessitando das outras duas. Seu conjunto forma o corpo harmonioso da sociedade.

LE GOFF, 2005a, p. 257.

Esta forma de representação ficou famosa na fórmula: os que oram, os que guerreiam e os que trabalham. Jacque Le Goff chama atenção para o fato de que esta representação dá à Igreja Católica a primazia na sociedade medieval.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

O historiador Jacques Le Goff considera que a civilização do Ocidente medieval formou-se a partir do século VI ao século XIII e se desfez a partir do século XVII. Considerando esta datação, marque a opção correta.

(A) Da mesma forma como surgiu a civilização medieval desapareceu, de forma instantânea.

(B) A civilização medieval formou-se e se desfez num processo histórico que durou séculos.

(C) No período em que existiu, a civilização medieval teve sempre a mesma configuração.

(D) A formação da civilização medieval ocorreu num processo histórico de forma imediata.

QUESTÃO 2

A forma de compreensão do mundo na Idade Média baseava-se predominantemente na:

(A) Religião.

(B) Ciência.

(C) Filosofia.

(D) Literatura.

QUESTÃO 3

Explique de que forma as ideias religiosas se materializavam na estrutura social medieval.

QUESTÃO 4

Escreva um parágrafo comparando o papel da religião cristã na cultura e na organização social do Brasil de hoje e da Europa medieval.


Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0434) Conhecer o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval e suas influências à atualidade.
Referencial teórico:LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. Tradução José Rivair de Macedo. Bauru, SP: Edusc, 2005a.
LE GOFF, Jacques. Em busca da Idade Média. Colaboração de Jean-Maurice de Montremy. Tradução de Marcos de Castro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005b.