You are currently viewing História – A família real no Brasil

História – A família real no Brasil

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes da 7ª série da Educação de Jovens e Adultos-EJA

Em 1808, em meio a um ambiente diplomático conturbado, fugindo da invasão de Portugal pelas tropas francesas de Napoleão Bonaparte, chegou ao Brasil a corte portuguesa. A família real permaneceu por aqui até 1821. Esse fato teve impactos decisivos para o Brasil.

Questão 1

Quais os motivos que levaram a corte portuguesa a se mudar para o Brasil?

Questão 2

Cite os impactos causados pela vinda da família real portuguesa para o Brasil.

Questão 3

Qual a relação entre a mudança da corte para o Rio de Janeiro e a independência brasileira?

Questão 4

D. João VI, que em 1808 era príncipe regente, é uma figura controversa. Para alguns ele era medroso, covarde, atrapalhado; para outros, um bom estrategista que conseguiu manter a integridade do território do império português. Assista ao vídeo do “Saiba Mais” e escreva um parágrafo sobre isso.

Saiba mais

D. João VI: covarde ou estrategista

Canal Anísio Filho. D. João VI: covarde ou estrategista. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=n3GWU6KsM5U> aceso em 12, ago. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-7a-serie/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAHI0731) Apontar os impactos políticos, sociais e econômicos acarretados pela vinda da família real e da Corte portuguesa para o Brasil.
(EAJAHI0732) Compreender a Revolução do Porto de 1820 no contexto de oposição dos portugueses quanto à permanência da família real no Brasil.
Referencial teóricoSCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. Companhia das Letras. Edição do Kindle.