You are currently viewing História – A extração do pau brasil.

História – A extração do pau brasil.

Olá! Esta aula de História é destinada a educandos da 7ª Série da Eaja.

Temática – História – A extração do pau brasil. Disponível em: <https://pixnio.com/pt/paisagens/>. Acesso em 22 de Outubro de 2021.

Esta aula apresenta o extrativismo do pau brasil implantado pelos portugueses logo após a sua chegada à América.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – A extração do pau brasil.

HISTÓRIA| Eaja | 7ª SÉRIE | PROF.: ANÍSIO FILHO

A extração do pau brasil

No ano de 1500, os portugueses chegaram a esse território que viria a ser o Brasil. Eles saíram de Lisboa no dia 09 de março numa viagem que tinha como destino as Índias. A descoberta da nova terra não despertou de início nenhum entusiasmo. Isso porque a finalidade da viagem era principalmente comercial e os olhos dos portugueses estavam todos voltados para o rico comércio das especiarias orientais.

Mesmo assim, uma vez descobertas estas novas terras, era preciso desenvolver nelas alguma atividade econômica. E a primeira atividade em escala comercial foi a extração do pau brasil. A madeira desta espécie, que existia em abundância na costa, era muito usada na Europa na fabricação de móveis finos e na construção de navios; além disso, do seu interior se extraia uma resina avermelhada usada para tingir tecido. Era, portanto, uma mercadoria que tinha um bom valor na Europa e despertou um grande interesse.

A partir de 1502 teve início uma exploração sistemática da madeira. A Coroa portuguesa estabeleceu para si o monopólio dessa exploração. Ou seja, ela só poderia ser feita mediante o pagamento de impostos. A primeira concessão foi dada a um consórcio liderado por Fernando de Noronha, que também recebeu a ilha de São João mais tarde transformada em capitania e recebeu o seu nome.

O trabalho era executado pelos indígenas. Eles cortavam as árvores e levavam para os navios ancorados à beira mar. Em troca recebiam facas, canivetes, espelhos, pedaços de tecidos e outras quinquilharias. Em 1511, 5 mil toras foram embarcadas para Portugal.

A partir de 1512, com a introdução do pau brasil no mercado internacional, o nome Brasil passou a identificar a América Portuguesa.

O extrativismo do pau brasil marcou a presença portuguesa por aqui até 1530. A partir desse período os portugueses se viram obrigados a criar um plano para colonizar as novas terras. Implantaram o sistema de capitanias hereditárias. Mas esta é uma outra história.

Atividades

Questão 1 – Como funcionava a extração de pau brasil pelos portugueses?

Questão 2 – A relação de trabalho estabelecida com os indígenas foi de troca das toras de pau brasil por objetos. Escreva um parágrafo sobre isso.


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:(EAJAHI0629) Conhecer o princípio extrativista e de exploração de mão de obra adotado para o novo território sob domínio português.
Referências: FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial do Estado, 2001.SCHWARCZ, Lilia. STARLING, Heloísa. Brasil: uma biografia. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.