You are currently viewing História – A emergência do fascismo e do nazismo

História – A emergência do fascismo e do nazismo

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes da 8ª série da Educação de Jovens e Adultos-EJA

Depois da Primeira Guerra Mundial, a Europa estava imersa numa crise econômica e política. Quando a economia já dava sinais de recuperação, a crise de 1929 trouxe de volta o desemprego, a fome e a inflação. Foi nesse cenário que o fascismo e o nazismo nasceram e se fortaleceram.

Questão 1

De que forma o fascismo chegou ao poder na Itália?

Questão 2

De que forma o nazismo chegou ao poder na Alemanha?

Questão 3

Quais os pontos em comum desses dois movimentos políticos?

Questão 4

Assistimos, atualmente, ao avanço de grupos políticos de extrema direita que apresentam várias características comuns com o nazismo e o fascismo. Veja o vídeo do “Saiba mais” e escreva um parágrafo sobre isso.

Saiba mais

Fascismo e nazismo ontem e hoje

Canal Anísio Filho. Fascismo e nazismo ontem e hoje. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fBfOH88gl0s> acesso em 12, ago. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-8a-serie/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAHI0839) Contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo para a consolidação dos estados totalitários.
(EAJAHI0840) Relacionar as práticas nazistas e fascistas com questões políticas e sociais da contemporaneidade.
Referencial TeóricoVAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 9º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.