You are currently viewing História – A emergência do fascismo e do nazismo

História – A emergência do fascismo e do nazismo

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA


A EMERGÊNCIA DO FASCISMO E DO NAZISMO

Após a Primeira Guerra Mundial, a democracia liberal europeia entrou em crise, especialmente nos países derrotados e insatisfeitos com os acordos de paz. O fascismo e o nazismo emergiram como uma resposta a esse cenário.

Fascismo

Na Itália, os socialistas ganharam prestígio após a Primeira Guerra entre os trabalhadores e venceram as eleições de 1919. Neste ano, Mussolini fundou o movimento fascista tornando-se líder de pessoas desiludidas como desempregados, ex-soldados e jovens da classe média.

Os fascistas agiam invadindo sindicatos, destruindo sedes de jornais e espancando militantes socialistas e anarquistas. Mussolini percebeu que precisava do apoio dos empresários. Em 1921, criou o Partido Nacional Fascista Italiano. Passou a contar com recursos dos capitalistas e apoio dos latifundiários. A classe média urbana apoiou a aliança. O partido fascista logo chegou aos 200 mil filiados, elegendo 35 deputados para o parlamento.

Em 1922, o rei Vítor Emanuel III convidou Mussolini para ser o primeiro-ministro. Em 1925, todos os partidos foram proibidos, o direito de greve foi abolido e os sindicatos livres foram fechados. Formou-se o corporativismo, sistema que funcionava com os sindicatos de patrões, de um lado, e de trabalhadores, de outro, tendo o Estado como juiz das decisões. A Carta del Lavoro (Carta do Trabalho), datada de 1927, consagrou o sistema.

Durante quase vinte anos, o fascismo governou a Itália sem oposição. Mussolini governou atropelando um rei fraco e contando com forte apoio popular.

Nazismo

Depois de alguns meses preso em função de um golpe fracassado, em 1923, Hitler organizou o partido, estimulou adesões e atraiu o dinheiro de empresários com a promessa de combater os comunistas.

A Alemanha terminou a Primeira Guerra mergulhada no caos. O nazismo se alimentou dessa situação, prometendo vingança contra seus opressores.

Enquanto esteve preso, Hitler escreveu o livro “Minha luta” no qual resumia seu objetivo político: resgatar a dignidade da Alemanha e transformá-la na maior potência mundial. Para tanto seria preciso aniquilar os inimigos: as democracias europeias; o comunismo soviético; os judeus.

Pela via eleitoral, os nazistas tiveram desempenho fraco até 1929. Com a crise econômica, comunistas e nazistas ganharam força. Então a burguesia alemã apoiou o nazismo. Nas eleições de 1930, o número de deputados nazistas saltou de 12 para 107.

Nas eleições para presidente da república, em 1932, Hitler foi derrotado pelo marechal Hindenburg. Mas os nazistas saíram fortalecidos. Em função disso, o presidente convidou Hitler para chefiar o governo no posto de chanceler.

Em agosto de 1934, com a morte do presidente Hindenburg, Hitler manteve o cargo de chanceler e assumiu a presidência instalando a ditadura nazista.

Tomado o poder, o governo nazista iniciou a construção dos campos de concentração, então destinados aos prisioneiros políticos. Com o prestígio em alta, os nazistas passaram a cumprir a grande meta de seu programa racial: perseguir os judeus e excluí-los da sociedade alemã. Uma série de medidas foram tomadas. Em 1935, as leis de Nuremberg consolidaram a segregação racial dos judeus em toda a Alemanha. Era só o começo.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

A alternativa que aponta corretamente a forma como o fascismo chegou ao poder na Itália é:

(A) Mussolini venceu a guerra que travou contra o governo italiano liderado pelo rei Vítor Emanuel, que era comunista.

(B) O corporativismo era um sistema em que o Estado arbitrava as decisões entre os sindicatos dos patrões e dos trabalhadores.

(C) Mussolini governou atropelando um rei fraco e contando com forte apoio popular.

(D) Mussolini foi convidado pelo rei Vítor Emanuel para o cargo de primeiro- ministro, depois da ascensão eleitoral de seu partido.

QUESTÃO 2

De que forma o nazismo chegou ao poder na Alemanha?

(A) Hitler escreveu o livro “Minha luta”, no qual deixou claro que lutaria para resgatar a dignidade do povo alemão.

(B) Em 1935, as leis de Nuremberg consolidaram a segregação racial dos judeus em toda a Alemanha.

(C) Hitler foi convidado pelo presidente Hindenburg para o cargo de chanceler após os nazistas saírem fortalecidos nas eleições de 1932.

(D) Hitler deu um golpe de estado no ano de 1923 que, no entanto, não foi bem sucedido e ele acabou preso.

QUESTÃO 3

Quais os pontos em comum desses dois movimentos políticos?

QUESTÃO 4

Assistimos, atualmente, ao avanço de grupos políticos de extrema direita que apresentam várias características comuns com o nazismo e o fascismo. Veja o vídeo do “Saiba mais” e escreva um parágrafo sobre isso.

Saiba mais

Fascismo e nazismo ontem e hoje

Canal Anísio Filho. Fascismo e nazismo ontem e hoje. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fBfOH88gl0s> acesso em 12, ago. 2022.

Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0622) Contextualizar a emergência dos estados totalitários.
(EJAHI0623) Relacionar as práticas nazistas e fascistas com questões políticas e sociais da contemporaneidade.
Referencial teórico:VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 9º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.