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História – A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História: O que é a modernidade?

Olá, educando (a)! Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia 11 de Março de 2021 (Quinta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

A aula de hoje introduz o tema da modernidade pensada como uma época histórica.

Temática – A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História: O que é a modernidade? Disponível em:<https://pxhere.com/pt/photo/458097>.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História: O que é a modernidade?

7ª SÉRIE | Eaja |HISTÓRIA | PROF.: ANÍSIO FILHO

O que é a modernidade?

Imagine a seguinte situação: numa consulta de rotina, com seu médico, José descobriu que tem uma doença grave. Ele, então, junto com seus amigos e familiares, começou uma campanha de oração pedindo a Deus a cura. Você conhece alguém que viveu uma experiência como essa? Em casos como esse aparece bem nítida uma característica marcante dessa época histórica que chamamos de modernidade: a convivência de diferentes tempos históricos.

As épocas históricas

A vida do ser humano pode ser resumida em buscar formas de satisfazer as suas necessidades, você concorda? A história é uma ciência que procura esclarecer como o homem satisfaz quatro grandes necessidades: 1. explicar o mundo, para isso o homem produz cultura; 2. viver em grupo, para isso ele produz os fatos sociais; 3. produzir bens materiais, para isso ele produz a economia; 4. administrar os conflitos da vida em grupo, para isso produz a política. Acontece que essas formas mudam com o tempo, vão sendo melhoradas, às vezes pioradas, estão em constante transformação. Observando a forma que a cultura, a sociedade, a economia e a política assumem e como elas se combinam entre si, os historiadores estabelecem as épocas históricas – que são referências para dizer quando alguma coisa começou e terminou. Mas estabelecer uma época histórica é sempre um tema que gera discussões, tamanha a dificuldade que isso envolve. A Modernidade é um exemplo disso: pivô de grandes controvérsias. Mas há consensos sobre as suas características.

A modernidade é uma época histórica

Comparando com a Idade Média, a época histórica imediatamente anterior à Modernidade, suas características ficam mais ressaltadas. A explicação para o mundo predominante na modernidade é a ciência, já na Idade Média era a religião. A sociedade medieval era estamental, ou seja, a posição social de cada um era determinada pelo nascimento e a mudança era quase impossível. A modernidade caracteriza-se pela passagem dessa sociedade estamental para a sociedade de classes, onde o lugar social que cada um ocupa é determinado pela quantidade de bens que a pessoa possui e a mobilidade social é bem maior – uma pessoa pode ascender socialmente se conseguir adquirir muitos bens. A forma de organização econômica predominante na Modernidade é o capitalismo, que se baseia na propriedade privada dos meios de produção, na grande circulação de moeda através do comércio, no trabalho assalariado. Enquanto que na Idade Média predominava o feudalismo, em que a relação de trabalho predominante era a servil, a circulação de moeda e o comércio eram secundários. A política na Modernidade caracteriza-se pela existência de Estados centralizados fortes, inicialmente constituindo-se monarquias para, em seguida, predominar a instauração de repúblicas. Na Idade Média não havia Estados centralizados autônomos, o centro de poder mais proeminente era o da Igreja Católica, ou seja, o poder político era exercido sob tutela do poder religioso.

Mas os pontos problemáticos em torno do estabelecimento da Modernidade são muitos. Em primeiro lugar, o problema da datação: quando começa e quando termina? Há quem entenda o Renascimento, o Humanismo, a Reforma Protestante, as Grandes Navegações, portanto o século XVI, como o início da Modernidade. Há também quem trabalhe com a ideia de que a Modernidade começou no século XVIII, com o Iluminismo e a Revolução Francesa. Outro ponto de debate é sobre o seu final. Em meados do século XX, surgiram estudiosos dizendo que já se vivia a pós-modernidade, ou seja, uma época histórica posterior à modernidade enquanto outros dizem que hoje ainda vivemos nela.

Outro problema importante é que com a modernidade instaurou-se uma explicação para a sua própria história baseada em juízo de valor. O que isso quer dizer? Quer dizer que os homens modernos começaram a achar que o moderno é melhor do que o não-moderno. As características da Modernidade – ciência, sociedade de classe, capitalismo, Estado centralizado – transformaram-se em símbolo do que há de mais adiantado no mundo.

Isso nos leva a outro problema, talvez o principal. O que conhecemos por Modernidade, na verdade, é o que aconteceu na Europa. Ciência, classe social, capitalismo, Estado ganharam as formas que as sociedades europeias desenvolveram para satisfazer àquelas necessidades que o ser humano tem. Noutras partes do mundo, as sociedades encontraram outras formas. Mas como os europeus impuseram seu ponto de vista, as formas que os outros povos encontraram de cultura, sociedade, economia e política acabaram sendo consideradas inferiores. O resultado é que outros povos, como na América, o Brasil, inclusive, acabou adotando o modelo europeu. Então, outros povos, noutros lugares, desenvolveram aquele modelo, mas alcançando desenvolvimentos diferentes em tempos diferentes.

O fato é que a Modernidade é uma época em que o modelo europeu se espalha pelo mundo e se torna predominante. Isso faz com que essa época histórica seja marcada pela convivência de características de diferentes épocas. Trocando em miúdos quer dizer que há lugares como o Brasil onde o capitalismo convive com formas econômicas da Idade Média, a ciência convive com explicações religiosas ou mágicas, a república mantém práticas medievais dentro de suas instituições, etc.

Atividade

Questão 1 – Vamos retomar aquela situação apresentada lá no início: Numa consulta de rotina, com seu médico, José descobriu que tem uma doença grave. Ele, então, junto com seus amigos e familiares, começou uma campanha de oração pedindo a Deus a cura. Você conhece alguém que viveu uma experiência como essa? Em casos como este, temos o entrecruzamento de duas formas de “explicação do mundo” que a humanidade construiu para entender a si mesma e ao mundo: a ciência e a religião. Duas explicações de épocas históricas distintas.

Responda:

Ao buscar os recursos da medicina e da religião, José está confirmando ou negando o que foi dito no texto sobre a modernidade? Justifique a sua resposta.


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAHI0601) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
Referências: SILVA, Kalina Vanderlei. SILVA, Maciel Henrique. Modernidade [verbete] In: Dicionário de conceitos históricos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009.