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História – A Constituinte de 1987/1988

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA


Sessão final da Assembleia Nacional Constituinte em 1988. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sessaoconstituinte.jpg> acesso em 15, dez. 2023.

A CONSTITUINTE DE 1987/1988

A Constituição de 1988, vigente até hoje, foi criada no contexto das reivindicações e demandas do final da ditadura militar. Para escrevê-la foi instaurada a Assembleia Nacional Constituinte, composta de deputados eleitos pelo voto popular.

A Constituinte foi instalada em 1º de fevereiro de 1987 e a Constituição promulgada em 05 de outubro de 1988. A nova Constituição tinha a missão de encerrar a ditadura, com o compromisso de assentar as bases para a democracia. Tinha ainda uma dupla preocupação: criar instituições sólidas capazes de suportar crises políticas e construir garantias para o reconhecimento e o exercício dos direitos e das liberdades dos brasileiros.

A Constituição de 1988 foi a mais extensa já criada no Brasil. Tinha 250 artigos principais e 98 artigos das disposições transitórias.

Debate constitucional

A redação contou com parlamentares reconhecidos como Ulysses Guimarães, Fernando Henrique Cardoso, Florestan Fernandes, José Serra, Lula, Mário Covas, Plínio de Arruda Sampaio.

A escrita aconteceu durante o mais democrático debate constitucional da história do país. O Congresso Nacional se tornou o centro da vida pública nacional, a sociedade se organizou para participar através de associações, comitês pró-participação popular, plenários de ativistas e sindicatos.

Surgiram várias formas de participação. As emendas populares estavam entre as mais inovadoras. Foram encaminhadas 122 ao longo do processo.

A Constituição cidadã: um balanço

A Constituição envolveu embates entre forças políticas desiguais. Por isso mesmo abrigou uma série de contradições entre avanços e retrocessos. Na avaliação das historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Starling, ela

Conservou intocada a estrutura agrária, permitiu a autonomia das Forças Armadas para definir assuntos de seu interesse, derrubou a proposta da jornada de trabalho de quarenta horas, manteve inelegíveis os analfabetos — embora tenha aprovado seu direito de voto. E, fruto de seu inevitável enquadramento histórico, nasceu velha em seus capítulos sobre o sistema eleitoral e em sua ânsia de regular as minúcias da vida social.

SCHWARCZ, STARLING, p. 829.

Mas estava firmando um sólido compromisso democrático:

Foi assinada por todos os partidos — inclusive o PT. Ela é moderna nos direitos, sensível às minorias políticas, avançada nas questões ambientais, empenhada em prever meios e instrumentos constitucionais legais para a participação popular e direta, e determinada a limitar o poder do Estado sobre o cidadão e a exigir políticas públicas voltadas para enfrentar os problemas mais graves da população.

SCHWARCZ, STARLING, pp. 829-830.

A Constituição de 1988 deu início a um período consistente de vigência das liberdades públicas e solidez das instituições democráticas.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Durante os debates da Assembleia Nacional Constituinte de 1987/1988 as emendas populares foram:

(A) Uma forma inovadora de participação da população.

(B) Uma forma antiga de participação da população.

(C) Uma forma de deter a participação da população.

(D) Uma forma de garantir os interesses dos militares.

QUESTÃO 2

A nova Constituição seria o dispositivo jurídico que sustentaria o novo regime democrático que estava se construindo depois do fim da ditadura militar. Uma das principais preocupações neste momento era:

(A) Promulgar o documento constitucional mais extenso que o Brasil já teve legislando sobre as minúcias da vida.

(B) Criar as condições para que a ditadura militar pudesse ampliar a repressão aos direitos.

(C) Garantir o reconhecimento e o exercício dos direitos e liberdades dos brasileiros.

(D) Promover o debate democrático mas não traduzi-lo em documento constitucional.

QUESTÃO 3

Na avaliação das historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Starling, a Constituição de 1988 trouxe avanços e retrocessos. “Conservou intocada a estrutura agrária, permitiu a autonomia das Forças Armadas para definir assuntos de seu interesse, derrubou a proposta da jornada de trabalho de quarenta horas…” (SCHWARCZ, STARLING, p. 829). Mas, ao mesmo tempo, “Ela é moderna nos direitos, sensível às minorias políticas, avançada nas questões ambientais, empenhada em prever meios e instrumentos constitucionais legais para a participação popular e direta…” (SCHWARCZ, STARLING, pp. 829-830). Como você avalia isso?

QUESTÃO 4

A Constituinte de 1987/1988 foi um momento de debate nacional sobre as questões da sociedade brasileira. O que isto tem a ver com a ideia de cidadania?


Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0652) Relacionar os direitos constitucionais no Brasil contemporâneo à noção de cidadania e à função social do Estado.
Referencial teórico:SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. Companhia das Letras. Edição do Kindle.