You are currently viewing História – A Antiguidade Clássica

História – A Antiguidade Clássica

Olá! Esta aula de História é destinada aos estudantes da 5ª Série da Eaja.

Temática – História – A Antiguidade Clássica. Disponível em: <https://pxhere.com/en/photo/664663>. Acesso em: 09 de Dezembro de 2021.

Esta aula apresenta e discute o conceito de Antiguidade Clássica.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – A Antiguidade Clássica

HISTÓRIA| Eaja | 5ª SÉRIE | PROF.: ANÍSIO FILHO

A Antiguidade Clássica

Você já ouviu falar em Antiguidade Clássica? Essa expressão corresponde a um período da história com o qual os historiadores trabalham. O que um historiador quer dizer quando fala em Antiguidade Clássica?

Para entender isso, é preciso lembrar que, no século XIX, historiadores europeus dividiram a história da humanidade em cinco grandes períodos:

A Pré-história: compreende o processo de formação da humanidade, um período de milênios que se inicia com o surgimento da espécie humana na terra;

A Idade Antiga: período que vai do surgimento da escrita, IV milênio a. C., até a queda do império romano do Ocidente, no ano de 476;

A Idade Média: período que se inicia no ano de 476 com a queda do império romano do Ocidente e termina com a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, no ano de 1453;

A Idade Moderna: de 1453 até à Revolução Francesa, em 1789; e

A Idade Contemporânea: de 1789 até os dias atuais.

A divisão da história em períodos é uma necessidade no trabalho do historiador para que se possa organizar o conhecimento. Mas é sempre uma questão problemática. Os historiadores do século XX criticaram essa divisão feita no século anterior. A principal crítica é que ela foi feita a partir da experiência da Europa. Serve, portanto, para a história da Europa e deixa de fora a trajetória de outros povos.

Idade Antiga ou Antiguidade

A Idade Antiga é também conhecida como Antiguidade. Voltemos a nossa atenção para esse período.

A Antiguidade, por sua vez, divide-se em duas: Antiguidade Oriental e Antiguidade Clássica.

A Antiguidade Oriental refere-se à história das civilizações egípcia, mesopotâmica, fenícia e judaica, que se formaram na região que os europeus chamaram de Oriente. São civilizações que se desenvolveram no norte da África e no Oriente Médio, no entorno do mar Mediterrâneo. No mapa a seguir é possível identificar essa região. Elas ocorreram na parte verde escura. Tais civilizações desenvolveram relações históricas com a Europa, a parte azul no mapa.

Disponível em <https://transform-italia.it/loriente-vicino/> acesso em 08 de dezembro de 2021.

A Antiguidade Clássica refere-se à história das civilizações grega e romana. Essas duas civilizações foram consideradas o embrião a partir do qual se formou a civilização europeia, ou seja, o Ocidente. A  civilização europeia seria resultado e herdeira da filosofia, artes plásticas, ciência, arquitetura, direito, história, etc., produzidas na Antiguidade Clássica; sobretudo do período clássico da história da Grécia, séculos VI e V a. C.

Nos dois mapas a seguir você pode localizar a Grécia Antiga e a Roma Antiga. O objetivo com eles é que, comparando com o mapa anterior, você observe que todas as civilizações citadas desenvolveram-se em regiões bastante próximas umas das outras.

Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A9cia_Antiga#/media/Ficheiro:Greek_Colonization_Archaic_Period-es.svg>  acesso em 08 de dezembro de 2021.

Roma Antiga

Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Roma_Antiga#/media/Ficheiro:Roman_Empire_(orthographic_projection).svg> acesso em 08 de dezembro de 2021.

A Antiguidade Clássica, então, corresponde ao período histórico de formação, desenvolvimento, apogeu e declínio das civilizações grega e romana, experiência histórica da qual teria surgido a cultura europeia.

Atividade

Questão 1 – O que é Antiguidade Clássica?

Questão 2 – Qual a principal crítica dos historiadores do século XX à periodização construída pelos historiadores do século XIX?


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:(EAJAHI0530) Conhecer, discutir e problematizar o conceito de Antiguidade Clássica.
Referências: PINTO, Tales dos Santos. “O que é Antiguidade?”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o -que-e-antiguidade.htm. Acesso em 30 de maio de 2021.
VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.