You are currently viewing Matemática – Grandezas e Medidas: Medidas de Capacidade

Matemática – Grandezas e Medidas: Medidas de Capacidade

Olá! Tudo bem com você? Na aula de hoje vamos aprender o que é Medidas de capacidade.

Atividade 1

As medidas de capacidade são grandezas utilizadas para estimar uma quantidade que está inserida em um reservatório/recipiente, ou seja, são empregadas na medição de líquidos.

Assista ao vídeo disponível no link abaixo para compreender melhor:

Medidas de Capacidade – Canal: Professora Vilma Ribeiro –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=-hLgAdIw-8E
  • Agora em seu caderno, registre e responda:
  1. Um litro corresponde a quantos mililitros?
  1. Complete as frases com litros ou mililitros.
  1. Na caixa de água da escola cabem 5.000 ___________.
  2. Essa lata contém 350 ______________ de refrigerante.
  3. Helena tomou uma dose de 25 _________ de xarope.
  4. Comprei 2   _________ de leite para fazer arroz doce.
  5. Quero um copo com 300 _________ de suco.
  1. Minha mãe pediu para eu comprar um litro de suco. Mas não achei caixa de um litro aqui no mercado. O que eu vou fazer? Cite três possibilidades.

Possibilidade 1:

Possibilidade 2:

Possibilidade 3:

Atividade 2

Resolva em seu caderno as situações-problemas envolvendo as medidas de capacidade.

1. Uma torneira desperdiça 125 ml de água durante 1 hora. Quantos litros de água desperdiçará em 12 horas?
  1. Quantos mililitros correspondem a:
  1. 6 litros?
  2. 2 litros?

Proponente(s)Professor(es)Márcia de Melo
Instituição EducacionalEscola Municipal Coronel José Viana Alves e Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida
CREBrasil Di Ramos Caiado

EAJAEAJA
EAJA -Série:5ª Série
Componente Curricular:Matemática
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0532) Interpretar e resolver problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas.
(EAJAMA0533) Identificar e relacionar as unidades de medida de mesma natureza, utilizando-as na resolução de situações-problema de seu cotidiano.