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Gráficos Pictóricos

Olá, sabemos que os gráficos servem para facilitar a interpretação de informações importantes nos meios sociais e científicos. Eles facilitam a organização dos dados coletados através de pesquisas e estudos. A pictografia é a forma de escrita pela qual as ideias e objetivos são transmitidos através de desenhos. O uso desses desenhos nos gráficos nos ajuda também a interpretar os gráficos que estão em outros idiomas.


ATIVIDADE 1

Assista ao vídeo:

“O que é Pictograma #11” Canal: Estatística Interativahttps://www.youtube.com/watch?v=rFhFNS2W3xA

 Esse vídeo mostra o que é uma pictografia, um pouco de sua história, e sua utilização em várias áreas do conhecimento, inclusive na Matemática; que na linguagem gráfica os pictogramas são utilizados como um facilitador na interpretação dos dados apresentados.

ATIVIDADE 2

Assista ao vídeo:

“Resolução de problemas com pictogramas 2” Canal: Khan Academy Brasil – https://www.youtube.com/watch?v=RSXEwCDGO_A

Esse vídeo tem uma explicação detalhada de como interpretar um gráfico pictórico.

ATIVIDADE 3

 A professora Aline realizou uma campanha com seus alunos para arrecadar garrafas pet para doá-las a um orfanato. Observe abaixo, o total arrecadado:

TurmasQuantidades
5 ano A50
5 ano B60
5 ano C20
5 ano D70
5 ano E50

Agora em uma folha construa um gráfico pictórico, onde o desenho de uma garrafa pet corresponde a 10 garrafas.

ATIVIDADE 4

Em uma folha, faça um pequeno texto explicando o que você aprendeu sobre pictogramas e gráficos pictóricos.


Para saber mais:

“Cartograma e Pictograma” Canal: Matematica Genial – https://www.youtube.com/watch?v=qWm92qa425M

“Desenhar pictogramas e gráficos de barras 1 – Khan Academy em português (2º ano)” Canal: Khan Academy em Português de Portugal – https://www.youtube.com/watch?v=y0aEcI5rfGM

“Aprendendo a ler pictográficos” Canal: Khan Academy Brasil – https://www.youtube.com/watch?v=3T9Ii8pozQ8

CompetênciaObjetivos de aprendizagens e desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0335) Ler, interpretar, analisar e resolver problemas com dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada, em gráficos de colunas, barras, linhas e pictóricos e identificar alguns dos elementos constitutivos, como título, legendas e fontes.
(EAJAMA0429) Ler e interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos.
(EAJAMA0336) Produzir textos a partir da análise de dados apresentados por meio de tabelas e gráficos.

Proponentes/ Professores:Darilia Borges de Souza, Edward e Normando 
Instituição Educacional:Escola Municipal de Tempo Integral Setor Grajaú
CRE:Jarbas Jayme

EAJA – 1º Segmento – 3ª e 4ª Série – Educação Financeira e Empreendedorismo – Adaptado