You are currently viewing Geografia – Nova Ordem Mundial

Geografia – Nova Ordem Mundial

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Tabuleiro Terra – Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/xadrez-personagens-espa%C3%A7o-terra-2314360/>. Acesso em: 22, mar. 2023.

Nova Ordem Mundial

QUESTÃO 01

QUESTÃO 02

Descreva qual critério de regionalização foi adotado para estabelecer, na Nova Ordem Mundial, os países do Tipo Norte e Sul.

QUESTÃO 03

QUESTÃO 04

Analise como a ascensão de novos atores internacionais, como os países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), tem impactado a dinâmica da Nova Ordem Mundial. Considere os aspectos políticos, econômicos e sociais dessa ascensão e como ela tem influenciado as relações internacionais.


Componente CurricularGeografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAGE0601) Identificar as características das espacialidades e territorialidades do mundo nos pós Segunda Guerra Mundial e o papel da Europa
ReferênciasALBUQUERQUE, J. A. G. A ONU e a nova ordem mundial. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/ea/a/3F9DrVNksNTrCJgnCFtJtxF/>. Acesso em: 19, mar. 2024.
MARINHO, J. A nova ordem mundial e os direitos sociais. Disponível em:<https://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/412>. Acesso em: 19, mar. 2024.
XAVIER, A. Nova ordem mundial: oportunidades e desafios para a Lusofonia. Disponível em:<https://www.revistas.usp.br/revistaintelligere/article/view/217483>. Acesso em: 19, mar. 2024.