Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
Nova Ordem Mundial
A dinâmica geopolítica do mundo tem sido marcada por um constante fluxo de mudanças ao longo da história. Desde o final da Segunda Guerra Mundial (1949), o mundo passou por diferentes fases, cada uma caracterizada por arranjos de poder distintos. Nesse contexto, no início dos anos 90 surge o que conhecemos por Nova Ordem Mundial, para além das teorias da conspiração, esse conceito trata da classificação dos países de acordo com seu desenvolvimento econômico e tecnológico.
O mundo unipolar foi marcado por uma única superpotência que exercia influência predominante sobre os assuntos globais, estabelecendo padrões econômicos, políticos e culturais.
Durante a Guerra Fria (1945 – 1989), vivenciamos o mundo bipolar dominado pelos Estados Unidos e União Soviética, o primeiro exercia domínio sobre os países capitalistas de cultura ocidental, enquanto o segundo liderava o grupo socialista representados pela cultura oriental. As duas nações exerciam influência econômica, política, militar e cultural sobre diversos países do mundo.
Após o fim da Guerra Fria, emergiu o período multipolar, um sistema onde várias potências regionais estão emergindo como atores influentes no cenário global. Além dos Estados Unidos e da Rússia, países como China, Índia, União Europeia, Japão, Brasil e outras potências regionais estão ganhando destaque.
Nesse contexto do mundo multipolar surge a Nova Ordem Mundial, o capitalismo se consolida como sistema econômico predominante, surgem os blocos econômicos, a globalização se expande, os países passam a cooperar e competir globalmente no mercado para alcançar seus objetivos econômicos.
Na Nova Ordem Mundial, os países passam a ser regionalizados em Tipo Norte e Tipo Sul, mesmo sem considerar a localização geográfica dos países em relação a Linha do Equador e cada um dos hemisférios. Os países do Norte são as nações desenvolvidas e as do Sul estão em desenvolvimento.
A regionalização do mundo em mundos unipolar, bipolar e multipolar reflete a complexidade da dinâmica geopolítica global. Cada modelo traz consigo implicações únicas para a estabilidade, a segurança e o desenvolvimento global. O desafio para a comunidade internacional é encontrar formas de colaboração e governança que sejam adequadas para o mundo multipolar em evolução, a fim de promover a paz e a prosperidade para todas as nações e regiões.
QUESTÃO 01
A Nova Ordem Mundial surge no contexto do pós Guerra Fria, esse conceito engloba mudanças significativas na geopolítica mundial e
(A) a estabilidade política global.
(B) o retorno ao sistema bipolar.
(C) a emergência de novos atores internacionais.
(D) o fortalecimento das fronteiras nacionais.
QUESTÃO 02
Descreva qual critério de regionalização foi adotado para estabelecer, na Nova Ordem Mundial, os países do Tipo Norte e Sul.
QUESTÃO 03
Dentre as alterações recentes na dinâmica da geopolítica global, destacamos a Nova Ordem Mundial que
(A) refere-se ao rearranjo das relações de poder, econômicas e políticas que surgiram após o fim da Guerra Fria.
(B) diz respeito à construção de um mundo mais justo e igualitário, pautado pelo princípio da solidariedade.
(C) estabelece as novas relações econômicas entre duas nações ocidentais.
(D) dialoga com os interesses dos países em desenvolvimento para geração de emprego e renda.
QUESTÃO 04
Analise como a ascensão de novos atores internacionais, como os países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), tem impactado a dinâmica da Nova Ordem Mundial. Considere os aspectos políticos, econômicos e sociais dessa ascensão e como ela tem influenciado as relações internacionais.
Componente Curricular | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAGE0601) Identificar as características das espacialidades e territorialidades do mundo nos pós Segunda Guerra Mundial e o papel da Europa |
Referências | ALBUQUERQUE, J. A. G. A ONU e a nova ordem mundial. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/ea/a/3F9DrVNksNTrCJgnCFtJtxF/>. Acesso em: 19, mar. 2024. MARINHO, J. A nova ordem mundial e os direitos sociais. Disponível em:<https://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/412>. Acesso em: 19, mar. 2024. XAVIER, A. Nova ordem mundial: oportunidades e desafios para a Lusofonia. Disponível em:<https://www.revistas.usp.br/revistaintelligere/article/view/217483>. Acesso em: 19, mar. 2024. |