You are currently viewing Golpes financeiros

Golpes financeiros

Olá! Você já ouviu falar em algum golpe financeiro? Já sofreu algum? Hoje em dia é comum encontrar pessoas que já passaram por este tipo de situação. Boa parte das pessoas que já caíram nestes golpes, são idosos.  É preciso orientar a reconhecer estes crimes praticados e esclarecer como se protegerem.


Golpe, cilada, ou trapaça são palavras remetem à mesma coisa quando tratamos de uma fraude. Alguém cria um esquema, que parece atraente para qualquer pessoa. Com isso, a estratégia chama a atenção e qualquer um pode cair nestes esquemas. Vamos aprender um pouco sobre isso, para prevenir podermos prevenir?


ATIVIDADE 1

A história de José Q Brou é fictícia. Ela nos apresenta momentos similares a fatos vivenciados por idosos em todo o país. Neste caso, a boa-fé de José o levou à falência. Compreenda o que aconteceu e evite conflitos para sua própria vida. E não se esqueça, pessoas de má fé agem contra pessoas vulneráveis.

“Não erre para não perder dinheiro – Essa é a história de José Q Brou, criada por Altemir Farinhas” – Canal: Altemir Farinhas – Link: https://www.youtube.com/watch?v=0SfvMB3gyPM

ATIVIDADE 2

Elabore um pequeno texto contando um fato similar a este do vídeo acima. Pode ser algo que você vivenciou ou que alguém que você conhece enfrentou como experiência de vida. Imagine que você esteja fazendo um vídeo como o que você acabou de assistir.


ATIVIDADE 3

Você já ouviu falar em empréstimo consignado? Leia com atenção o conceito.

O empréstimo consignado funciona como um empréstimo comum, com a diferença de que todo mês, as parcelas da dívida saem do seu salário ou do benefício do INSS antes que você receba esse dinheiro. Dessa forma, enquanto você estiver pagando o empréstimo, terá menos dinheiro para entrar na conta – e não poderá evitar esse desconto.

Há crimes ligados a este tipo de empréstimo. Veja na reportagem.

“UPFTV – Violência Financeira Idosos” – Canal: UPFTV
Link: https://www.youtube.com/watch?v=7B5A4yTrCDk

Anote os crimes que você identificou em seu caderno e dialogue com seus colegas e professores verificando se eles estão informados sobre este assunto.


ATIVIDADE 4

Neste vídeo uma especialista orienta como identificar os crimes de violência financeira.

“Violência Financeira Contra o Idoso: como identificar?” – Canal: Sesc Santa Catarina
Link: https://www.youtube.com/watch?v=f2tVzOOVYXU

Quais são os crimes que você conseguiu identificar? Como passa a reagir o idoso que está sofrendo com a criminalidade? A quem devemos procurar para auxiliar o idoso que está sofrendo com este tipo de crime? Anote suas observações para dialogar em sala de aula.


ATIVIDADE 5

Falar em envelhecimento é referir-se aos idosos de hoje e nos colocarmos no lugar de idosos num futuro a curto, médio ou longo prazo. Viver com dignidade é ter sua condição de ser humano respeitada, obtendo qualidade de vida e viver sem constrangimentos, fazendo uso desta palavra num sentido bem amplo, já que muitos ainda enxergam a velhice como caduquice e vergonha em relação ao corpo, à mente e aos pensamentos envelhecidos. Envelhecer com dignidade é ter respeitada a sabedoria que pode ser adquirida com os anos de experiência de vida. O idoso também precisa ter oportunidades: para viver, amar, ser amado e envelhecer com qualidade de vida, independente de passar por um processo de envelhecimento bem-sucedido ou patológico. 

Assista a pelo menos um dos filmes indicados.

A. Diário de uma paixão

B. Antes de partir

C. Exótico Hotel Marigold

D. E se vivêssemos todos juntos?

E. O quarteto 

Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
Matemática(EAJAMA0409) Resolver situações-problema de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita
Professor/Proponente:Eliana Rosa
Instituição Educacional: Escola Municipal Joaquim Câmara Filho