You are currently viewing Ginástica Coletiva

Ginástica Coletiva

 Olá, tudo bem com vocês? Já ouviram falar sobre a ginástica para todos ou ginástica coletiva? Hoje vocês vão conhecer sobre a ginástica coletiva, geral ou ginástica para todos. Ela pode ser realizada com uso de materiais não tradicionais. Vamos experimentar?


Atividade 1

A ginástica geral ou ginástica para todos reúne diferentes ginásticas, artísticas, rítmicas, aeróbicas, associadas a outras formas de expressão corporal como o teatro, a dança por exemplo. Assista ao vídeo a seguir e reflita sobre as características da ginástica geral. 

“(Apresentação Cia. Alfa de Ginástica Geral na 13ª World Gymnaestrada” – Canal: ludança – Link: https://www.youtube.com/watch?v=y3GvClD-3KI

Após assistir ao vídeo, identifique e tente realizar movimentos corporais diversos.  Em seguida construa uma sequência, utilizando gestos que explorem diversas posições, com saltos, giros, balanceios e muita criatividade. Você vai perceber que é muito desafiador e divertido!


Atividade 2

E então que tal confeccionar uma bola utilizando apenas jornal, sacola e fita? Assista ao vídeo a seguir e aprenda a construir uma bola com materiais não tradicionais, para explorar uma coreografia em casa. 

“DIY – Bola feita de Jornal – Material Reciclável – Reciclagem – Para a sua Diversão” Canal Ei! Ingrid Medeiros –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=OYY74l_V5g8

Agora que já observou um pouco da ginástica geral, você pode realizar movimentos de lançamento, recuperação e giros, criando movimentos gímnicos com a bola no corpo ou no chão, explorando o controle do corpo e suas diversas possibilidades.

Ótima experiência!


SAIBA MAIS:

“Festival de Ginástica Para Todos | Esporte Criança 6 a 10 anos”Canal: Sesc Sorocaba-https://www.youtube.com/watch?v=sPQUagfMMhw

“Coreografia REENCONTROS” Canal: Michelle Oliveira – https://www.youtube.com/watch?v=sPQUagfMMhw

“Festival de Ginástica para Todos 2018” canal: Sesc Sorocaba – https://www.youtube.com/watch?v=n4aby-_5Pt0

Componente(s) Curricular(res)Educação Física
Ginástica Geral: conceito, elementos gímnicos, fundamentos técnicos da ginástica, fundamentos técnicos de segurança, regras.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF03EF07) Experimentar e demonstrar, de forma individual e coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral, como equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais, propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano.
(GO-EF03EF16) Descrever, por meio de múltiplas linguagens: corporal, oral, escrita e audiovisual, as características dos elementos básicos da ginástica geral.
PROPONENTESKelly Cristiny Martins Evangelista
CREBretas

EAJA –Corpo, Expressão e Movimento – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries