You are currently viewing Geopolítica e conflitos nas Coreias

Geopolítica e conflitos nas Coreias

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 25/01, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

A proposta dessa aula é compreender as características geopolíticas das Coreias e os conflitos

Geopolítica e conflitos nas Coreias

De acordo com o Professor Rodolfo Pena do site Brasil Escola, A divisão da Coreia entre sul e norte é, de longe, o legado de maior expressão da Guerra Fria e da Ordem Mundial Bipolar. Marcadas pelas influências diretas de União Soviética e Estados Unidos, Coreia do Norte e Coreia do Sul mantinham relações diplomáticas muito pequenas e que, com as recentes decisões e posicionamentos do Norte, tornaram-se nulas. O estopim para a elevação das tensões diplomáticas entre as duas coreias aconteceu a partir de 12 de Fevereiro de 2013, quando a Coreia do Norte realizou o terceiro teste nuclear de sua história, o primeiro em tempos recentes. Isso significa que o país abandonou a postura defensiva que vinha adotando nos últimos anos diante das exigências internacionais para que o país deixasse de produzir e armazenar armas e equipamentos nucleares. A realização do teste não foi gratuita, trata-se de uma resposta do governo norte-coreano diante da ampliação das sanções comerciais impostas ao país pelo Conselho de Segurança da ONU e pelos bloqueios internacionais realizados pelos EUA a fim de dificultar a proliferação de armas nucleares no país. Imediatamente após a confirmação da realização dos testes nucleares, a comunidade internacional condenou ferozmente o regime norte-coreano, sobretudo os EUA e a Coreia do Sul. Os sul-coreanos prometeram respostas duras e diretas aos vizinhos caso algum ataque direto fosse planejado e/ou executado.

Como ocorreu: A divisão e Guerra das Coreias e o Armistício de Panmunjon

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o território da Coreia – então sob a influência do Japão, derrotado ao lado dos países do Eixo – foi dividido a partir da influência dos Estados Unidos, ao Sul, e da URSS e China, ao norte. A ideia era a de que essa divisão fosse de caráter provisório e que a população dos dois países seria responsável pela decisão sobre a reunificação, o que nunca aconteceu por conta das tensões e conflitos em tempos de Guerra Fria. Em 1950, eclodiu, então, a Guerra das Coreias (1950-1953), quando as tropas norte-coreanas atacaram o sul de surpresa, invadindo e ocupando a capital Seul. Os sul-coreanos responderam ao ataque com tropas enviadas pelo general Douglas McArthur, batalha na qual conseguiram a vitória e a desocupação do território invadido. Com a ofensiva sul-coreana, a China interviu no combate, ajudando diretamente a Coreia do Norte. Em 27 de julho de 1953, foi assinado um armistício na cidade de Panmujon, divisa entre os dois países, em que foram acordados o cessar-fogo e o fim de uma guerra que deixou muitos mortos e nenhum vencedor. Dessa forma, ficou estabelecida a divisão das Coreias nos limites do 38º paralelo.

Mapa da Coreia do Norte e as divisas com a Coreia do Sul e China:

Fonte: Encyclopædia Britannica, Inc. Link < https://escola.britannica.com.br/artigo/Coreia-do-Norte/481673/recursos/134677> acesso em 01/12/2021.

Assista a videoaula do Professor Rocha do Canal Mais Geo:

Vídeo: “Coreias – Geopolítica” no Canal Mais Geo, no site do YouTube.

Os conflitos atuais nas Coreias 

No dia 11 de Março de 2013, o governo da Coreia do Norte, representado pela figura do ditador Kim Jong-Um, afirmou não reconhecer o armistício de Panmujon, que foi responsável por estabelecer o fim da Guerra das Coreias. A justificativa de Kim Jong-Um era a de que o país não poderia considerar o cessar-fogo por conta de exercícios militares realizados em conjunto entre as tropas sul-coreanas e as dos Estados Unidos. A Coreia do Sul respondeu alegando que o tratado não poderia ser quebrado, pois, de acordo com o documento assinado pelas duas partes, o fim do cessar-fogo só poderia ocorrer em acordo de ambas as partes. No dia 30 de Março, a Coreia do Norte afirmou ter entrado em “Estado de Guerra” contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos, considerando a possibilidade de um combate de grandes proporções contra os dois países. Em resposta, a Coreia do Sul afirmou que autorizou o seu exército a responder duramente em caso de um ataque direto, aumentando, então, a possibilidade de uma nova guerra entre os países. Além disso, os EUA também mobilizaram tropas e um navio de guerra para a península coreana. Nos dias seguintes, a Coreia do Norte recomendou que as embaixadas instaladas no país fornecessem planos de retirada a fim de facilitar a fuga na ocasião de uma guerra. Em 2020 a ocorrência de uma possível guerra é mínima, as relações entre EUA, Coreia do Norte e Coreia do Sul está estabilizada, no entanto a tensão continua presente.

Atividade

Questão 1
Explique os fatores que influenciaram a ocorrência dos conflitos nas Coreias.

Questão 2
Explique o que influenciou o desenvolvimento dos conflitos de 2013.

Questão 3
Pesquise e escreva um texto sobre como está os conflitos entre as Coreias atualmente.


Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Organização dos animais: A Geopolítica das Coreias  – Bloco 2

A Geopolítica das Coreias – 15/12 – EAJA – Bloco 2

Texto elaborado com fins pedagógicos. Referências:PENA, Rodolfo F. Alves. “Geopolítica das Coreias”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/geopolitica-das-coreias.htm. Acesso em 16 de novembro de 2020. Adaptado para fins pedagógicos. 

Escola Britannica. Coreia do Norte. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/Coreia-do-Norte/481673>.  Acesso em 16 de novembro de 2020. Adaptado para fins pedagógicos.

Escola Britannica. Coreia do Sul. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/Coreia-do-Sul/481674>.  Acesso em 16 de novembro de 2020. Adaptado para fins pedagógicos.
Componente Curricular:Geografia
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAGE0810) Identificar aspectos organizacionais na diferenciação conceitual de Oriente e Ocidente e dos conflitos fronteiriços e seus desdobramentos.