You are currently viewing Geografia – Universo

Geografia – Universo

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Universo. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/via-l%C3%A1ctea-estrelas-c%C3%A9u-noturno-2695569. Acesso em: março de 2024.

Universo

Já se pegou olhando para o céu e se perguntou como as estrelas, os planetas e os demais corpos celestes foram criados? Bom, ao longo dos séculos,  várias culturas e civilizações desenvolveram mitos, lendas e teorias para explicar como tudo começou. No entanto, foi somente nos últimos séculos, com o avanço da ciência, que começamos a desvendar os mistérios do cosmos de forma mais objetiva e baseada em evidências.

Compreendemos que o Universo é a junção de tudo o que existe, toda a matéria e energia ao longo do espaço e do tempo formam o Universo que é composto por inúmeras galáxias e corpos celestes como planetas, estrelas, satélites, entre outros.

Atualmente a teoria mais aceita da origem do Universo surgiu em 1948, foi apresentada pelos irmãos George Gamow e Georges Lemaître e ficou conhecida como Big Bang

Ainda que pela tradução direta Big Bang signifique grande explosão, vale ressaltar que o que ocorreu foi na verdade a expansão da energia que estava concentrada em um ponto para todos as direções e ao resfriar formou as matérias. Acredita- se que há 14 bilhões de anos havia um pequeno ponto do tamanho de uma agulha, com elevada temperatura e altíssima densidade que ao expandir- se gerou o espaço- tempo e tudo o que conhecemos do Universo. 

Para o cientista Albert Einstein energia é igual a matéria, o resfriamento da energia que expandiu- se no Big Bang formou as matérias e por consequência o que chamamos de Universo. Ainda não sabemos ao certo o tamanho do Universo, há quem diga que tende ao infinito.  

O criacionismo parte do pressuposto que alguma entidade divina criou o Universo. Segundo o cristianismo, a religião com maior número de adeptos do mundo, Deus criou o Universo e tudo o que existe. A Bíblia é o livro sagrado dos cristãos e começa em Gênesis (Origem ou criação), onde encontramos o relato de como Deus criou o céu, a terra e toda existência. O cristianismo não descarta evolução das espécies ao longo do tempo, considerando por exemplo as mutações que ocorrem em vírus, bactérias e em outros seres vivos.

QUESTÃO 1

Estima- se que o universo tenha surgido há bilhões de anos, atualmente a teoria científica mais aceita da criação do universo é a

(A) Teoria da Relatividade Geral de Einstein

(B) Teoria do Big Bang

(C) Teoria do Universo Oscilante

(D) Teoria do Multiverso

QUESTÃO 2

Observe a imagem e aponte qual teoria da criação do Universo está sendo retratada, em seguida explique a criação do Universo a partir dessa teoria. 

Big Bang – Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Bang

QUESTÃO 3

Descreva a teoria do Big Bang e discuta as principais evidências que sustentam essa teoria. Como essa teoria mudou nossa compreensão sobre a origem e a evolução do universo?

QUESTÃO 4

O criacionismo é umas teorias mais aceitas de criação do universo e tem como principio central a

(A) evolução por seleção natural

(B) criação do universo por forças naturais

(C) crença na intervenção divina na criação do universo e da vida

(D) teoria do Big Bang


Componente CurricularGeografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAGE0403) Compreender o processo de formação do Universo e Sistema Solar.
ReferênciasA BÍBLIA SAGRADA: Antigo e Novo Testamentos. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida, ed. rev. e atualizada no Brasil, 2ª ed., São Paulo, Sociedade Bíblica do Brasil, 1993, 309 p.
A ESCALA DO UNIVERSO. Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/oei/cgu/sca/sca.htm>. Acesso em: março de 2024. 
SILVA, F. P. Representação das dimensões astronômicas em livros didáticos de Ciências no âmbito do Ensino Fundamental II. Revista Latino- Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n. 30, p.7 – 19, 2020. Disponível em <https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/issue/view/37>. Acesso em: março de 2024. 
SOARES, D. O que a Astronomia e a Cosmologia têm a dizer sobre a idade do universo. Disponível em:<lilith.fisica.ufmg.br/~dsoares/UAI/idade-u.htm>. Acesso em: março de 2024.