Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Universo
Já se pegou olhando para o céu e se perguntou como as estrelas, os planetas e os demais corpos celestes foram criados? Bom, ao longo dos séculos, várias culturas e civilizações desenvolveram mitos, lendas e teorias para explicar como tudo começou. No entanto, foi somente nos últimos séculos, com o avanço da ciência, que começamos a desvendar os mistérios do cosmos de forma mais objetiva e baseada em evidências.
Compreendemos que o Universo é a junção de tudo o que existe, toda a matéria e energia ao longo do espaço e do tempo formam o Universo que é composto por inúmeras galáxias e corpos celestes como planetas, estrelas, satélites, entre outros.
Atualmente a teoria mais aceita da origem do Universo surgiu em 1948, foi apresentada pelos irmãos George Gamow e Georges Lemaître e ficou conhecida como Big Bang.
Ainda que pela tradução direta Big Bang signifique grande explosão, vale ressaltar que o que ocorreu foi, na verdade, a expansão da energia que estava concentrada em um ponto para todas as direções e ao resfriar formou as matérias. Acredita- se que há 14 bilhões de anos havia um pequeno ponto do tamanho de uma agulha, com elevada temperatura e altíssima densidade que ao expandir- se gerou o espaço- tempo e tudo o que conhecemos do Universo.
Para o cientista Albert Einstein energia é igual à matéria, o resfriamento da energia que expandiu- se no Big Bang formou as matérias e por consequência o que chamamos de Universo. Ainda não sabemos ao certo o tamanho do Universo, há quem diga que tende ao infinito.
O criacionismo parte do pressuposto que alguma entidade divina criou o Universo. Segundo o cristianismo, a religião com maior número de adeptos do mundo, Deus criou o Universo e tudo o que existe. A Bíblia é o livro sagrado dos cristãos e começa em Gênesis (Origem ou criação), onde encontramos o relato de como Deus criou o céu, a terra e toda existência. O cristianismo não descarta evolução das espécies ao longo do tempo, considerando, por exemplo, as mutações que ocorrem em vírus, bactérias e em outros seres vivos.
QUESTÃO 1
Estima- se que o universo tenha surgido há bilhões de anos, atualmente a teoria científica mais aceita da criação do universo é a
(A) Teoria da Relatividade Geral de Einstein.
(B) Teoria do Big Bang.
(C) Teoria do Universo Oscilante.
(D) Teoria do Multiverso.
QUESTÃO 2
Observe a imagem e aponte qual teoria da criação do Universo está sendo retratada, em seguida explique a criação do Universo a partir dessa teoria.
QUESTÃO 3
Descreva a teoria do Big Bang e discuta as principais evidências que sustentam essa teoria. Como essa teoria mudou nossa compreensão sobre a origem e a evolução do universo?
QUESTÃO 4
O criacionismo é umas teorias mais aceitas de criação do universo e tem como principio central a
(A) evolução por seleção natural.
(B) criação do universo por forças naturais.
(C) crença na intervenção divina na criação do universo e da vida.
(D) teoria do Big Bang.
Componente Curricular | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAGE0403) Compreender o processo de formação do Universo e Sistema Solar. |
Referências | A BÍBLIA SAGRADA: Antigo e Novo Testamentos. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida, ed. rev. e atualizada no Brasil, 2ª ed., São Paulo, Sociedade Bíblica do Brasil, 1993, 309 p. A ESCALA DO UNIVERSO. Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/oei/cgu/sca/sca.htm>. Acesso em: março de 2024. SILVA, F. P. Representação das dimensões astronômicas em livros didáticos de Ciências no âmbito do Ensino Fundamental II. Revista Latino- Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n. 30, p.7 – 19, 2020. Disponível em <https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/issue/view/37>. Acesso em: março de 2024. SOARES, D. O que a Astronomia e a Cosmologia têm a dizer sobre a idade do universo. Disponível em:<lilith.fisica.ufmg.br/~dsoares/UAI/idade-u.htm>. Acesso em: março de 2024. |