You are currently viewing Geografia – Povos formadores de Goiás

Geografia – Povos formadores de Goiás

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2017/07/03/03/38/brazil-2466467_960_720.jpg. Acesso em 01 de  março de 2023.

POVOS FORMADORES DE GOIÁS

O Estado de Goiás, localizado na região Centro-Oeste do Brasil, é lar de diversas comunidades indígenas e quilombolas, além de ter sido habitado por diversos povos formadores ao longo da história.

Antes da chegada dos colonizadores europeus, a região era habitada por diversos povos indígenas, como os xavantes, caiapós, carajás e os tapuias, entre outros. Esses povos viviam em tribos e se dedicavam à caça, pesca e agricultura.

Com a chegada dos colonizadores portugueses, no século XVI, começaram a ocorrer conflitos com os povos indígenas e foram estabelecidos diversos povoados na região. No século XVIII, com a exploração das minas de ouro e diamante em Goiás, a região se tornou alvo de diversas expedições exploratórias e de povoamento.

Os bandeirantes paulistas foram os primeiros colonizadores a ocupar a região. Eles fundaram diversos povoados e vilas, como Vila Boa (atual cidade de Goiás), Arraias, Flores de Goiás e outras. Essas vilas se tornaram importantes centros econômicos, culturais e políticos, com destaque para a Vila Boa, que foi a capital da Província de Goiás até 1937.

Além dos bandeirantes, outros povos também tiveram influência na formação do Estado de Goiás, como os negros e os europeus. Os negros eram trazidos da África como escravos para trabalhar nas minas e nas fazendas de cana-de-açúcar, arroz e algodão. Com o tempo, muitos desses escravos conseguiram se libertar e fundaram diversas comunidades quilombolas, como a Comunidade Kalunga, em Cavalcante.

Já os europeus, especialmente os italianos, alemães e portugueses, chegaram à região no final do século XIX e início do século XX, em busca de novas oportunidades e terras férteis para a agricultura. Eles trouxeram novas técnicas de cultivo e contribuíram para o desenvolvimento da economia local, especialmente na produção de café e na criação de gado.

Hoje, Goiás é um estado multicultural e diverso, com uma rica história e tradições. A cultura goiana é uma mistura dessas diversas influências, com destaque para a cultura indígena e quilombola, que ainda mantém suas tradições e costumes vivos na região. O Estado de Goiás é um importante centro cultural do país, com diversas manifestações artísticas e culturais que celebram a diversidade e a história do povo goiano. A influência dos povos indígenas e a presença de diferentes grupos étnicos e culturais contribuíram para a formação da identidade goiana, que se reflete em sua culinária, música, artes e em outras expressões culturais.


RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Qual foi a contribuição dos afrodescendentes na formação cultural do estado de Goiás?

(A) Introdução da cultura do café

(B) Desenvolvimento da mineração de ouro

(C) Criação do carnaval de rua

(D) Influência na música e na dança, como a congada e o catira.

QUESTÃO 2

Qual era a principal atividade econômica que motivou a exploração da região de Goiás pelos bandeirantes e pela coroa portuguesa?

(A) Agricultura de subsistência;

(B) Pecuária;

(C) Mineração;

(D) Comércio de escravos.

QUESTÃO 3

Será que, atualmente no ano de 2023, ainda existem grupos ou tribos indígenas no Estado de Goiás? Pesquise e descubra nomes, tribos e localização destes grupos.

QUESTÃO 4

Qual a influência das tradições indígenas na cultura dos povos goianos e como essas tradições são preservadas e transmitidas para as próximas gerações?


AutoriaWerllen Pires
FormaçãoGeografia
Componente CurricularGeografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAGE0401) Reconhecer as modificações nas paisagens de acordo com as diferentes dinâmicas sociais nos diversos contextos históricos.
Referencial Teórico
OLIVEIRA, Ivanilton José. Geografia de Goiás. Ensino Fundamental. Tadeu Arrais. São Paulo, Editora Scipione. 2ª Edição, 2011.

DC Goiânia EJA – 2023