You are currently viewing Geografia – Povos e comunidades tradicionais.

Geografia – Povos e comunidades tradicionais.

Olá! Esta aula de Geografia é destinada a educandos da 5ª Série da Eaja.

Temática – Geografia – Povos e comunidades tradicionais. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/%c3%adndios-da-amaz%c3%b4nia-floresta-tropical-69589/> Acesso em 06 de outubro 2021.

Olá! Você sabe quem são povos ou comunidades tradicionais? Quais grupos humanos são conhecidos como povos originários? Hoje você vai conhecer alguns destes povos e suas formas de viver e se relacionar com a natureza. Bons estudos.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Povos e comunidades tradicionais.

GEOGRAFIA| 5ª SÉRIE | Eaja | PROF.: WERLLEN

Povos originários e tradicionais no Brasil

• Povos e comunidades tradicionais

São populações que possuem fortes laços com o lugar que habitam historicamente e dele dependem diretamente para sua subsistência.

No Brasil, os povos tradicionais são representados por:

• quilombolas,
  • caiçaras,
  • comunidades indígenas,
  • núcleos de colonização imigrantes,
  • agricultores familiares,
  • pescadores tradicionais, entre outros.

No mundo há, diferentes sociedades, que criam maneiras distintas de viver e se relacionar com seus lugares, assim, transformam o espaço geográfico de diversas maneiras ao longo do tempo. Há povos que vivem em desertos, há os que vivem em grandes cidades, em áreas montanhosas, no litoral ou em ilhas nos oceanos.

Os povos originários do Brasil possuem uma grande diversidade. Vivem em seus territórios, pelo país.

São povos que vivem:

• no litoral,
  • em florestas,
  • no Cerrado e
  • algumas comunidades habitam ambientes urbanos.

• A importância dos povos originários

Os valores e as práticas culturais, sociais e econômicas dos povos originários e demais comunidades tradicionais colaboram para a manutenção da biodiversidade, das paisagens naturais e do equilíbrio ecológico nos espaços que habitam.

Os povos tradicionais, têm uma relação de dependência com os recursos naturais que coopera para sua sobrevivência física, cultural, econômica e política. Ao longo do tempo, esses povos e comunidades desenvolveram conhecimentos e técnicas menos predatórias, apropriando-se dos recursos naturais de maneira respeitosa, harmônica e sustentável.

Para os povos indígenas e outras comunidades tradicionais, a terra tem valor sagrado e a natureza é entendida como fonte de vida.

Estes povos usam os recursos da natureza apenas para sua sobrevivência, por meio:

• da caça,
  • da pesca,
  • do plantio de roças rotativas,
  • coleta de frutas, grãos e castanhas,
  • extração produtos vegetais e outros.

Existe então uma relação de respeito ao que a natureza oferece, bem como os seus ritmos. Esta forma de se relacionar com os recursos disponíveis, contribui para a preservação de paisagens geográficas, com menor interferência no meio natural (figura 01).

Figura 01. Vista aérea da aldeia Yawalapiti, na margem do Rio Xingu, no município de Querência, no estado de Mato Grosso (2023). A aldeia Yawalapiti é circular, com casas comunais circundando uma área limpa de vegetação. Disponível em: Google Maps <https://www.google.com.br/maps/search/aldeia+yawalapiti/@-12.2092166,-53.3895842,404m/data=!3m1!1e3?hl=pt-BR&authuser=0> Acesso em 18 de Janeiro de 2021.

• A influência das paisagens modificadas nos povos originários

No Brasil atual e em outros países, as sociedades adotam o modelo de vida predominante no mundo, ou seja, baseiam seus estilos de vida no consumo. Interpretam a natureza e toda a sua biodiversidade como fonte de lucro, e os recursos naturais transformados em mercadoria, comercializados e valorizados de acordo com a sua utilidade imediata.

Da forma como utilizam os recursos naturais, as paisagens naturais são modificadas, por exemplo, com a devastação de florestas, que são substituídas por pastagens, cultivos agrícolas ou áreas de mineração.

Figura 02. Na foto, vista da usina no município de Vitória do Xingu, no estado do Pará (2023). Essa obra causou profundas alterações na paisagem e um conjunto de desastres sociais e ambientais que afetaram a vida de povos indígenas, pescadores, pequenos agricultores e moradores de cidades como Altamira. Disponível em: Google Maps <https://www.google.com.br/maps/search/UHE+Belo+Monte/@-3.1215823,-51.7785428,3494m/data=!3m1!1e3?hl=pt-BR&authuser=0> Acesso em 18 de Janeiro de 2021.

A relação predatória dos recursos disponíveis, contribui para o rápido processo de transformação do meio natural e das paisagens e, consequentemente, afeta os meios de vida e as culturas dos povos originários e das comunidades tradicionais. O aumento da exploração dos recursos naturais e a degradação ambiental colocam em risco ecossistemas pouco modificados nos quais geralmente essas populações vivem.

Atividades

Agora chegou o seu momento para mostrar o que aprendeu. Responda de acordo com o texto e as imagens.

Questão 01 – Explique quem são os povos ou comunidades tradicionais? Cite alguns exemplos presentes no texto.

Questão 02 – Explique a relação entre a sobrevivência e a dependência dos recursos naturais para as comunidades tradicionais.

Questão 03 – Você já conheceu de perto algum destes povos citados no texto? Se sim, compartilhe sua experiência. Qual foi a sua impressão a respeito deles?

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EAJAGE0413) Compreender a Territorialidade dos povos ditos “tradicionais” como indígenas, quilombolas, ribeirinhos e semelhantes nacionalmente e regionalmente.
Referências:ADAS, Melhem, Expedições Geográficas. Melhem Adas, Sérgio Adas. 3ª Ed. São Paulo, Moderna. 2018. PNLD.