You are currently viewing Geografia – Paisagem e dinâmicas sociais

Geografia – Paisagem e dinâmicas sociais

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b9/Paisagem_estrada_Rio_Banal_ES.jpg/640px-Paisagem_estrada_Rio_Banal_ES.jpg. Acesso em 21 de março de 2023.

PAISAGEM E DINÂMICA SOCIAIS

As paisagens são o resultado da interação entre os processos naturais e as atividades humanas. A dinâmica social é um dos principais fatores que influenciam as mudanças na paisagem.

Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2022/04/04/22/33/sunflowers-7112463_1280.jpg, acesso em 21 de março de 2023.

Para reconhecer as modificações nas paisagens de acordo com as diferentes dinâmicas sociais, é necessário entender como as atividades humanas impactam a paisagem e quais são os principais fatores que impulsionam essas atividades.

A paisagem é uma manifestação visível das transformações que ocorrem na interface entre a sociedade e o meio ambiente. Ela reflete as diferentes dinâmicas sociais que moldam e modificam o espaço geográfico, seja de forma voluntária ou involuntária.

As dinâmicas sociais que influenciam a paisagem são variadas e incluem aspectos econômicos, políticos, culturais e ambientais. Por exemplo, a construção de estradas e rodovias pode modificar a paisagem natural, fragmentar ecossistemas e afetar a biodiversidade. Da mesma forma, a urbanização intensa pode levar a mudanças drásticas na paisagem, com a construção de prédios, ruas e praças que afetam a circulação de ar, água e luz.

Mudanças culturais: As mudanças culturais, como a migração de grupos étnicos ou a urbanização, podem ter um impacto na paisagem, incluindo a criação de novas áreas de habitação e a modificação da paisagem cultural.

As dinâmicas sociais também podem afetar a qualidade de vida das pessoas que habitam determinada paisagem. Por exemplo, a falta de saneamento básico em áreas urbanas pode gerar doenças e impactos negativos na saúde pública, enquanto a intensificação da agricultura pode levar ao uso excessivo de agrotóxicos e afetar a qualidade dos alimentos produzidos.

Além disso, as dinâmicas sociais influenciam a forma como as pessoas se relacionam com o meio ambiente e com as paisagens que habitam. A cultura, a história e os valores das comunidades locais podem influenciar a forma como elas utilizam e valorizam a paisagem, promovendo práticas de conservação e respeito ao meio ambiente.


RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Qual das seguintes opções melhor descreve a relação entre a dinâmica social e as paisagens?

(A) As paisagens são moldadas unicamente por fatores naturais.

(B) A dinâmica social não tem impacto significativo na modificação das paisagens.

(C) A dinâmica social é uma das principais forças que moldam e modificam as paisagens.

(D) A dinâmica social tem impacto apenas em paisagens urbanas.

QUESTÃO 2

Qual dos seguintes exemplos é uma forma de dinâmica social que influencia a modificação da paisagem e do ecossistema local?

(A) A atividade vulcânica.

(B) A erosão natural.

(C) A construção de estradas e rodovias.

(D) A formação de rios.

QUESTÃO 3

Como a dinâmica social influencia a paisagem urbana? Utilize uma imagem de uma cidade para ilustrar.

QUESTÃO 4

De que forma a agricultura intensiva pode afetar a paisagem natural? Utilize uma imagem de uma área rural para exemplificar.


AutoriaWerllen Pires
FormaçãoGeografia
Componente CurricularGeografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAGE0401) Reconhecer as modificações nas paisagens de acordo com as diferentes dinâmicas sociais nos diversos contextos históricos.
Referencial TeóricoLEVON BOLIGIAN…(et al.) Geografia espaço e vivência: introdução à ciência geográfica, São Paulo,  4ª Edição, Saraiva, 2012.

DC Goiânia EJA – 2023