You are currently viewing Geografia – Os Domínios morfoclimáticos do Brasil

Geografia – Os Domínios morfoclimáticos do Brasil

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Pequizeiro – Arquivo pessoal do prof. Werllen Pires.

Os Domínios morfoclimáticos do Brasil

Nesta aula estudaremos os domínios morfoclimáticos do Brasil. De acordo com o Geógrafo Aziz Ab’Saber,  “estes domínios representam as unidades de paisagem do território brasileiro que apresentam características distintas em razão, principalmente, da diversificação de climas e relevos, além de vegetação e solos.  Os domínios morfoclimáticos são grandes conjuntos do espaço geográfico identificados através do resultado das inter-relações entre os elementos da paisagem como relevo, clima, solo e vegetação”. Classificando o espaço em seis domínios, são eles: amazônico, caatinga, cerrado, mares de morro, araucárias e pradarias.

Os domínios morfoclimáticos representam uma abordagem importante para a compreensão da diversidade geográfica do Brasil. Segundo os renomados geógrafos Aziz Ab’Sáber e Jurandyr Ross, esses domínios são regiões que compartilham características climáticas e morfológicas semelhantes, delineando paisagens únicas em todo o território. Ab’Sáber, em suas pesquisas pioneiras, destacou a relevância desses domínios como uma ferramenta para compreender as relações entre clima, relevo, vegetação e a interação humana no contexto geográfico. Por sua vez, Ross ampliou o estudo desses domínios, aprofundando a compreensão de suas especificidades e influências sobre a ocupação e o uso da terra no Brasil. Ambos os autores, por meio de seus trabalhos, contribuíram significativamente para a geografia física do país, lançando luz sobre a complexidade e a diversidade dos domínios morfoclimáticos brasileiros.

Um destaque para o CERRADO: O domínio morfoclimático do Cerrado se caracteriza por um clima predominantemente tropical quente, onde se alternam uma estação seca e uma estação chuvosa. A flora do Cerrado apresenta características morfológicas distintivas, como troncos e galhos retorcidos, folhas espessas e ásperas, árvores dispersas, cascas robustas e raízes profundas, entre outras. Essas características da vegetação do Cerrado são resultado de sua adaptação às condições climáticas e aos solos sujeitos à sazonalidade das chuvas.

De acordo com Aziz Ab’Sáber “os Latossolos são os solos predominantes e apresentam características como intensa lixiviação, ácidos, baixa fertilidade química encontrado num ambiente onde predomina o intemperismo químico sobre rochas cristalinas (basaltos) e  cristalofilianas (gnaises, micaxistos, quartzitos) e sedimentares (arenitos, siltitos) com presença de crostas lateríticas e stone lines”.

A ocupação dos cerrados foi ampliada devido à expansão da agricultura impulsionada por iniciativas governamentais e à construção de Brasília. Esse aumento na ocupação resultou na devastação das formações vegetais, causada pelo desmatamento indiscriminado e pela substituição da vegetação nativa por atividades agropecuárias e monoculturas intensivas, como o cultivo de soja, milho e algodão, acompanhado pelo crescimento das áreas urbanas.

Os desafios ambientais enfrentados no domínio dos cerrados são uma consequência direta do uso intensivo do solo, das práticas de desmatamento, das queimadas e da aplicação de agroquímicos, que contribuem para a degradação e a redução da fertilidade dos solos. Essas atividades também têm impactos negativos na biodiversidade, levando à extinção de espécies da fauna e flora nativas, e causam a alteração da paisagem, promovendo processos erosivos, como a formação de voçorocas, devido à intensa mecanização agrícola.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 01

De acordo com o texto, qual é um dos principais impactos da intensificação da urbanização no domínio morfoclimático do Cerrado?

A) Redução da biodiversidade.
B) Aumento da fertilidade do solo.
C) Diminuição da erosão do solo.
D) Promoção do manejo sustentável.

QUESTÃO 2

De acordo com o texto, qual é o principal critério usado para classificar os domínios morfoclimáticos?

A) Altitude das áreas geográficas.
B) Densidade populacional.
C) Inter-relações entre elementos da paisagem como relevo, clima, solo e vegetação.
D) Extensão territorial dos domínios.

QUESTÃO 3

Explique a importância dos domínios morfoclimáticos na compreensão da diversidade geográfica do Brasil, conforme mencionado no texto.

QUESTÃO 4

Descreva as principais características morfológicas da flora do Cerrado e explique como essas características estão relacionadas com o clima e os solos da região.

AutoriaWerllen Pires
FormaçãoGeografia
Componente CurricularGeografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAGE0531) Compreender diferentes aspectos e componentes físico-naturais dos domínios morfoclimáticos brasileiros, especialmente o Cerrado.
Referencial TeóricoAB’SÁBER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

ROSS, J. L. S. (org.) Geografia do Brasil. 6ªed. São Paulo: Edusp, 2009. 546p.
https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/15415316022012Geografia_do_Brasil_Aula_3.pdf, Acesso em 25 de setembro de 2023.

DC Goiânia EJA – 2023