You are currently viewing Geografia – Os climas no Brasil.

Geografia – Os climas no Brasil.

Olá! Esta aula de Geografia é destinada a educandos da 6ª Série da Eaja.

Temática – Geografia – Os climas no Brasil. Disponível em: <pixabay.com/photo>. Acesso em 07 de Outubro de 2021.

Na aula de hoje vamos compreender os elementos do clima, a diferença entre clima e tempo e os tipos de climas do Brasil.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Os climas no Brasil.

GEOGRAFIA| 6ª SÉRIE | Eaja | PROF.: WERLLEN

Os climas no Brasil

“Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza (mas que beleza)”

Você já leu essa frase em algum lugar? Já cantou essa frase? Pois fique sabendo que essa frase acima faz parte da letra de uma música: País Tropical, cantada por Jorge Ben Jor. Hoje vamos estudar sobre o clima!

O clima tem influência tanto nos aspectos naturais como nos aspectos humanos das paisagens. Nas sociedades humanas, o clima influencia as dinâmicas culturais, econômicas e sociais, incluindo a maneira como os povos se vestem e se alimentam nas diferentes estações do ano. As vegetações também são influenciadas pelo clima de um lugar.

Você sabe diferenciar o tempo atmosférico e o clima?

No dia a dia, muitas vezes empregamos as palavras “tempo” e “clima” como sinônimos, mas elas têm significados diferentes.

Quando falamos que o dia está quente ou frio, seco ou chuvoso, estamos nos referindo ao tempo atmosférico, ou simplesmente tempo, isto é, às condições meteorológicas de um lugar em determinado momento. Essas condições podem se manter estáveis durante determinado período ou podem mudar a qualquer instante, seja de um dia para o outro ou até de uma hora para outra.

Para determinar o clima de uma região, é preciso observar e registrar diariamente, pelo menos durante trinta anos, os vários tipos de tempos atmosféricos que ocorrem no local. As características predominantes, que se repetem habitualmente, definem o clima do lugar, o qual é um importante elemento da natureza, que influencia nas formas de relevo, no regime dos rios, no desenvolvimento da vegetação e no dia a dia das pessoas.

A diferenciação entre clima e tempo atmosférico, que são conceitos distintos, referentes a períodos temporais diferentes: 

TEMPO: condições atmosféricas em um dado momento e local. Altera-se ao longo do dia.

CLIMA: características permanentes ou duradouras do tempo em determinado local, incluindo as variações. 

Para reforçar essa diferença, veja algumas frases que identificam se a referência é ao clima ou tempo atmosférico.

Por exemplo:

Está quente hoje = Tempo.

O inverno no Rio Grande do Sul é muito frio = Clima.

Sempre, em março, chove bastante = Clima.

A umidade do ar hoje está baixa Goiânia = Tempo.

Previsão de chuva para amanhã = tempo

O estado de Mato Grosso apresenta elevadas temperaturas anuais = Clima

O clima é formado pela combinação dos elementos climáticos e dos fatores geográficos que atuam em uma região. Há inúmeros elementos que interferem no clima. Entre os mais importantes, destacam-se a temperatura do ar, a umidade relativa do ar (precipitação), a radiação solar, as massas de ar e a altitude. No Brasil, país localizado na Zona Tropical, predominam climas quentes e úmidos, devido à maior parte do território brasileiro se situar em áreas de baixas latitudes. 

Já ouviu falar em previsão do tempo? 

As condições atmosféricas influenciam a vida das pessoas diretamente. A previsão do tempo, como conhecemos hoje, serve às mais diferentes finalidades. Por meio dela, é possível que as pessoas do campo ou da cidade planejem melhor seu dia a dia. Ao saber com antecedência o comportamento da atmosfera, os agricultores podem, por exemplo, plantar ou colher antes de uma geada ou de uma estiagem. Os controladores de voo, por sua vez, podem cancelar voos ou alterar a rota dos aviões ao saber da incidência de tempestade, de chuva ou de neve.

Existem, no Brasil e no mundo, centros de pesquisa especializados em meteorologia, que estudam as condições atmosféricas de diversos locais. Com base nos resultados das pesquisas, são realizadas previsões do tempo divulgadas nos jornais, na televisão e na internet.

Veja no mapa os seis principais tipos climáticos brasileiros.

Disponível em: DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia.

O nome dos climas identificados no mapa são: Equatorial, Tropical, Tropical Semiárido, Tropical litorâneo, Tropical de altitude, Subtropical.

Atividades

Agora chegou a sua vez de demonstrar o que aprendeu. Vamos lá!

Questão 1 – Quais os elementos que interferem no clima?

Questão 2 – Escreva o nome dos tipos climáticos presentes no Brasil?

Questão 3 – Observando o mapa dos climas, qual deles está presente no estado de Goiás?

Questão 4 – Assista a um telejornal ou busque na internet, qual a previsão do tempo para o dia de amanhã.  Registre as informações obtidas.


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EAJAGE0517) Analisar e problematizar as causas e consequências das práticas humanas na dinâmica climática em diferentes níveis de escala. 
Referências DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.
TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia: 6º ano. Quinteto Editorial, 1ª Ed. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental: anos finais.