You are currently viewing Geografia – O sujeito e seu lugar no mundo: Deslocamentos populacionais, tipos de migração, fluxos migratórios.

Geografia – O sujeito e seu lugar no mundo: Deslocamentos populacionais, tipos de migração, fluxos migratórios.

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 25 de Março de 2021 (Quinta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje vamos falar sobre algumas questões. Você sabe que as pessoas estão sempre se movimentando de um lugar para o outro? Você já se mudou alguma vez de cidade, de estado ou de país? Hoje você vai aprender um pouco sobre os FLUXOS MIGRATÓRIOS e os TIPOS DE MIGRAÇÕES.

Temática – O sujeito e seu lugar no mundo: Deslocamentos populacionais, tipos de migração, fluxos migratórios. Disponível em: <https://pixabay.com/>.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – O sujeito e seu lugar no mundo: Deslocamentos populacionais, tipos de migração, fluxos migratórios.

8ª SÉRIE | Eaja |GEOGRAFIA | PROF.: Werllen Pires

FLUXOS MIGRATÓRIOS

As migrações são os deslocamentos de pessoas de uma área para outra. É a movimentação dos povos pela superfície da terra, de cidades em cidades, de regiões, de estado, de países e de continentes.  Essas movimentações de entrada de pessoas (imigração) ou saída de pessoas (emigração) de população podem ser internacionais (de um país para outro) ou internas (dentro de um mesmo país).

Processos Migratórios em diferentes contextos histórico-sociais.

A população mundial é marcada pela diversidade religiosa, étnica e linguística, entre outras. Isso reforça a importância de ações que combatam a discriminação (cultural, étnica ou de qualquer natureza), uma vez que a diversidade é uma característica constitutiva dos aspectos demográficos no mundo. A diversidade mundial tem relação com os movimentos migratórios que marcam a história dos povos e das nações. No fim do século XIX e no início do XX, muitos europeus emigraram de seu continente e foram, em grande parte, para as Américas do Norte e do Sul em busca de uma vida melhor e com mais oportunidades. O Brasil é um dos países que receberam muitos desses imigrantes, principalmente italianos. A partir da segunda metade do século XX e início do XXI, muitas migrações ocorreram em consequência de conflitos e guerras civis. 

Os fluxos migratórios fazem parte da história da humanidade desde a Pré-História. Ao longo do tempo, foram motivados de acordo com o contexto histórico, social, político e territorial. Desde então, ocorrem migrações por razões variadas, como a busca por melhores condições de vida e a fuga de guerras e conflitos.

Uma teoria bastante aceita no meio científico indica que as primeiras migrações, durante a Pré-história, partiram da África, onde surgiu o Homo sapiens, há cerca de 200 mil anos.  Os primeiros migrantes teriam deixado o continente há aproximadamente 60 mil  anos, em direção ao Oriente Médio e, em seguida, a diversas regiões da Ásia. O povoamento da América ocorreu graças às migrações de nômades asiáticos, que cruzaram os dois continentes por meio do estreito de Bering (de acordo com uma das hipóteses mais aceitas). Acredita-se que as condições climáticas e a busca por alimentos seriam as principais motivações dos fluxos migratórios que ocorreram durante esse período. 

Já entre os séculos XVI e XIX, grande parte dos fluxos migratórios ocorreu no contexto do colonialismo europeu. A expansão e a exploração territorial, bem como a busca por fontes de matérias-primas e novos mercados consumidores, impulsionam fluxos migratórios das potências europeias da época para os continentes americano, asiático e africano. Nesse período, ocorreu a migração forçada para o continente americano de uma grande população de africanos escravizados. 

Fluxos migratórios contemporâneos

No século XX, principalmente após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o fluxo migratório passou a ser maior no sentido contrário, saindo dos países subdesenvolvidos para os países desenvolvidos da Europa e, principalmente, para os Estados Unidos e Canadá, que têm recebido muitos migrantes de várias partes do mundo. É comum a saída (emigrantes) de países mais pobres para países vizinhos que possuem economias mais estáveis, nesse caso os migrantes aproveitam que a entrada nesses países é facilitada por possuírem menos barreiras burocráticas e migram em busca de melhores condições de vida. Nessa direção, um fluxo que ganha destaque é o de imigrantes latinos em direção aos Estados Unidos. 

E os brasileiros? Se no passado o Brasil foi um local de recepção de muitos imigrantes, hoje são os brasileiros que saem do país em busca de melhores condições de vida. Talvez você conheça alguém que saiu do Brasil para morar em outro país. Atualmente existem brasileiros espalhados por todos os continentes.

Existe ainda a migração dos Refugiados. Eles saem do seu país, fugindo de conflitos internos ou guerras, perseguições religiosas, políticas ou étnicas. Enfrentam o “drama dos refugiados”, pois têm dificuldades de se adaptar e sobreviver no novo país.

Observe a imagem do migrante

Disponível em: <https://pixabay.com/>.

Veja o destaque de alguns motivos ou questões que provocam o deslocamento das pessoas. 

Econômica, é a principal motivação da atualidade, quando o migrante sai em busca de melhores condições de vida, empregos, salários, muito comum em países ou regiões subdesenvolvidas ou em desenvolvimento.

Políticas, ocorre com bastante frequência durante crises políticas, guerras, ditaduras, nas quais vários contingentes políticos migram, de forma livre ou forçada, para evitar os problemas de seu país.

Desastres naturais, muito comum em lugares com a ocorrência de furacões, tufões, terremotos, secas, frio intenso, calor excessivo, dentre outros.

Cultural e religiosa, no caso de grupos sociais que migram para o local com o qual identifica, como os muçulmanos que migram para Meca a fim de facilitar a prática de sua religião.

Atividade

Chegou o momento de você mostrar o que aprendeu, vamos lá?

Questão 1 – Leia as perguntas abaixo e responda em seu caderno de Geografia.

a) Como pode ser definida a migração?

b) Explique a diferença dos termos Emigrante e Imigrante?

c) Dentre os principais motivos de migrações, destaque 04 de acordo com o texto estudado.

d) Os fluxos migratórios foram motivados por quais contextos?

e) De acordo com a leitura acima, desde a pré-história, as migrações ocorreram por razões variadas, quais são elas?  

f) Conforme o texto,  como ocorreu o povoamento da América e as motivações?

g) Migração é o deslocamento espacial de um indivíduo ou de parte da população de um lugar para outro. Qual seria a principal causa da migração na atualidade, seja no Brasil ou no mundo?


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAGE0701) Compreender a funcionabilidade dos processos migratórios em diferentes contextos histórico-sociais. 
(EAJAGE0702) Correlacionar os fluxos migratórios com as influências físico-naturais e as necessidades de sobrevivência dos homens.
Referências:DELLORE, Cesar  Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º . PNLD 2020.