You are currently viewing Geografia – O sujeito e seu lugar no mundo: A formação do território brasileiro.

Geografia – O sujeito e seu lugar no mundo: A formação do território brasileiro.

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 25 de Março de 2021 (Quinta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje vamos descrever o processo de formação do território brasileiro desde a chegada dos colonizadores europeus e analisar a exploração econômica desse território.

Temática – O sujeito e seu lugar no mundo: A formação do território brasileiro. Disponível em: <https://ensinarhistoriajoelza.com.br/o-brasil-colonial-passado-a-limpo/>. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – O sujeito e seu lugar no mundo: A formação do território brasileiro.

7ª SÉRIE | Eaja |GEOGRAFIA | PROF.: Werllen Pires

A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO.

Você sabe o que é um território? Território é uma área ou porção do espaço delimitado pelas relações de poder. Digamos que “alguém manda nesse pedaço”. Ou seja, há um poder que controla esta área. Este território é delimitado por fronteiras. A partir disso vamos entender sobre a formação do território brasileiro.

A formação do extenso território brasileiro é consequência de um longo processo de expansão, resultante do contato entre povos locais e colonizadores portugueses. Ao analisar este processo devemos lembrar que os colonizadores portugueses se apropriaram das terras que hoje constituem o Brasil e conquistando a área onde viviam quatro milhões de pessoas: os povos indígenas.

O processo de formação do território

Em fins do século XV, portugueses e espanhóis, entre outros povos europeus, lançaram-se em busca de novas terras para colonização. Chegaram às terras atualmente chamadas de América onde estabeleceram tratados para dividir o território. Mais tarde, as terras ocupadas pelos portugueses formariam o Brasil.

Como os portugueses não conheciam muito bem o território que colonizaram, as fronteiras ainda não estavam muito bem definidas.  Para garantir o poder sobre as terras ocupadas neste território explorá-las e protegê-las da invasão de outros povos, como franceses, holandeses e espanhóis, 1534 a coroa portuguesa dividiu o território em capitanias hereditárias, lotes de terras entregues ao rei de Portugal à administração de nobres ou funcionários da sua confiança.

A expansão territorial

O território inicialmente dominado pelos portugueses expandiu-se significativamente ultrapassando a linha estabelecida  pelo Tratado de Tordesilhas, que tinha delimitado as terras que cabiam aos espanhóis  (oeste) e aos portugueses (a leste) . Muitos fatores contribuíram para a ocupação e a expansão do território, entre as quais as bandeiras:  os bandeirantes  adentravam ao interior da colônia para aprisionar indígenas que seriam escravizados, buscar metais preciosos como ouro e a prata nos séculos XIV e XV II. 

A exploração econômica do território

A exploração econômica do território teve grande importância para a ocupação realizada pelos colonizadores.  Nas primeiras décadas exploraram o pau-brasil para ser comercializado na Europa. No século XVI começou a ganhar importância a produção da cana-de-açúcar no nordeste do território. Neste período a ocupação colonial se concentrava no litoral.

A partir do século XVII, a exploração econômica continuou com a cana-de-açúcar e a pecuária avançou para o interior. A busca por chamadas drogas do sertão: guaraná, urucum, cravo e canela avançaram o domínio territorial  sobre a Amazônia. 

No século XVIII, além da pecuária,  a exploração de ouro e diamantes favoreceram o domínio das terras a oeste. No século XIX, as atividades como produção de café no Sudeste, cacau no Nordeste, e borracha na Amazônia marcaram a ocupação e fortaleceram o poder sobre o território.

Espero que tenham compreendido o assunto. Estes foram alguns aspectos sobre a formação do território brasileiro. Até a próxima oportunidade.

Atividade

Questão 1 – Sobre a formação do território brasileiro, responda: 

a) Explique o que é território?

b) Quais povos já habitavam as terras que hoje são o Brasil antes da chegada dos colonizadores Portugueses?

c) Como o governo português dividiu o território para organizar a sua exploração?

d) Fale da importância da exploração econômica sobre o território brasileiro. Cite exemplos do texto.


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
(EAJAGE0601) Analisar as diferentes territorialidades nacionais a partir da contextualização no cotidiano. 
Referências:DELLORE, Cesar  Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º . PNLD 2020.
Imagem de capa. Disponível em: <https://ensinarhistoriajoelza.com.br/o-brasil-colonial-passado-a-limpo/> Acesso em: 10 de Fevereiro de 2021.