You are currently viewing Geografia – O relevo e a hidrografia da Ásia

Geografia – O relevo e a hidrografia da Ásia

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 8ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Disponível: https://cdn.pixabay.com/photo/2018/11/06/11/38/map-3798132_1280.jpg , acesso em 20 Maio de 2023.

A Ásia é um vasto continente que se estende por uma extensão contínua de terra, com várias ilhas agrupadas ao longo de suas costas. Algumas dessas ilhas abrigam países notáveis, como Japão, Sri Lanka, Indonésia e Filipinas. O continente asiático possui uma notável diversidade natural, que abrange desde terras desérticas e semiáridas distantes dos oceanos até a presença de grandes rios, planícies e cordilheiras. Também há um contraste marcante entre países territorialmente extensos, como Rússia, Índia e China, e países de menor extensão, como Catar e Coreia do Sul.

Agora vamos às questões.

 QUESTÃO 1

O continente asiático é marcado por extensas planícies, algumas das quais são consideradas as maiores ou as mais férteis do mundo. Destaca-se a planície Mesopotâmica. Pesquise sobre essa planície, os dois rios que a compõem e sua importância para os povos antigos.

 QUESTÃO 2

Quais as cordilheiras presentes no continente asiático? Descreva qual o processo de formação de montanhas?

 QUESTÃO 3

A copa do mundo de futebol 2022, está acontecendo no pais do Catar. Pesquise sobre este país: seu território, aspectos naturais e sua economia.

Saiba mais a respeito do assunto, acessando o vídeo a seguir .

Youtube / canal werllen pires / Ásia – Território

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-8a-serie-eja/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAGE0820) Compreender aspectos sociais e naturais da Europa, Ásia e Oceania representados em diferentes cartografias.
Referencial Teórico
TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia: 9º ano. Quinteto Editorial, 1ª Ed. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental: anos finais.

Matriz Estruturante EJA 2022.