You are currently viewing Geografia – O Mercosul

Geografia – O Mercosul

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 8ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Arquivo:MERCOSUL+Países candidatos (projeção ortográfica).svg
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/62/MERCOSUR%2BCandidate_countries_%28orthographic_projection%29.svg/640px-MERCOSUR%2BCandidate_countries_%28orthographic_projection%29.svg.png, Acesso em 23 de junho 2022.

Em março de 1991, com o Tratado de Assunção, assinado por Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina, criou-se o principal bloco econômico em atuação na região da América do Sul, o Mercado Comum do Sul (Mercosul). O objetivo principal do Mercosul é estimular o aumento das trocas econômicas entre os países-membros, além de atuar em bloco no comércio com outros países e regiões. O comércio entre os países- -membros tem aumentado constantemente desde a criação do bloco, estimulado pela redução de tarifas alfandegárias. Hoje o Mercosul abrange as principais economias da América do Sul, constituindo o principal bloco econômico dessa porção do continente. Além da integração econômica (que envolve não apenas produtos, mas também matéria-prima e energia), busca-se maior integração política e cultural.

Agora vamos às questões.

 QUESTÃO 1

Em que data o Mercosul foi criado, o nome do tratado e os países membros ?

 QUESTÃO 2

Explique o principal objetivo do Mercosul.

 QUESTÃO 3

Quais as vantagens da redução de tarifas alfandegárias para os países?

Saiba mais a respeito do assunto, acessando o vídeo a seguir .

Canal – geowerllen – Aliança do Pacífico

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-8a-serie-eja/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAGE0803) Analisar as características dos principais blocos e grupos econômicos mundiais na atualidade.
Referencial Teórico
TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia: 9º ano. Quinteto Editorial, 1ª Ed. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental: anos finais.

Matriz Estruturante EJA 2022.