You are currently viewing Geografia – O Mercosul

Geografia – O Mercosul

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 8ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Arquivo:MERCOSUL+Países candidatos (projeção ortográfica).svg
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/62/MERCOSUR%2BCandidate_countries_%28orthographic_projection%29.svg/640px-MERCOSUR%2BCandidate_countries_%28orthographic_projection%29.svg.png, Acesso em 23 de junho 2022.

Em março de 1991, um marco histórico na América do Sul foi estabelecido com a assinatura do Tratado de Assunção, selando a criação do Mercado Comum do Sul (Mercosul). O acordo uniu Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina em um compromisso conjunto de promover a cooperação econômica e a integração regional. Desde então, o Mercosul evoluiu para se tornar o principal bloco econômico da região, desempenhando um papel vital nas dinâmicas comerciais e políticas sul-americanas.  

A principal missão do Mercosul é fomentar o aumento das trocas econômicas entre seus membros. Ao reduzir as barreiras tarifárias, o bloco proporcionou um ambiente propício para o crescimento do comércio entre os países-membros. Essa estratégia contribuiu significativamente para o aumento constante do intercâmbio comercial entre Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina, gerando impactos positivos nas economias envolvidas.

O Mercosul não se limita apenas à esfera comercial; ele também busca uma integração mais profunda, abrangendo aspectos políticos e culturais. A harmonização de políticas e ações entre os membros demonstra a busca por uma coesão política que vai além dos interesses econômicos imediatos. A integração cultural é promovida por meio do intercâmbio de experiências, promovendo a compreensão mútua e fortalecendo os laços entre as nações membros.

Compreender o Mercosul como um bloco econômico vai além do comércio de produtos; inclui também a circulação de matéria-prima e energia. Essa abordagem holística visa fortalecer as economias dos países-membros, garantindo uma distribuição mais equitativa dos recursos e promovendo o desenvolvimento sustentável em toda a região.

Atualmente, o Mercosul abrange as principais economias da América do Sul, consolidando-se como um ator de destaque no cenário internacional. Sua atuação vai além do estímulo ao comércio; representa uma iniciativa que visa fortalecer os laços entre as nações, promovendo a estabilidade política e a prosperidade compartilhada. 

O Mercosul é um exemplo de como a cooperação regional pode ser um catalisador para o progresso, criando um ambiente propício para o desenvolvimento econômico sustentável e a integração cultural entre os países sul-americanos.

Agora vamos às questões.

 QUESTÃO 1

Em que data o Mercosul foi criado, o nome do tratado e os países membros ?

 QUESTÃO 2

Explique o principal objetivo do Mercosul.

 QUESTÃO 3

Quais são algumas das vantagens da redução de tarifas alfandegárias para os países membros do Mercosul?
A) Aumento das barreiras comerciais entre os países membros.
B) Estímulo ao comércio ao facilitar a movimentação de bens e serviços entre os países.
C) Diminuição da cooperação econômica e fortalecimento do isolacionismo.
D) Aumento das tarifas para produtos importados, prejudicando a competitividade.

 QUESTÃO 4

Em 2023, qual é um dos principais desafios enfrentados pelo Mercosul?

A) Fortalecer as barreiras comerciais para proteger os mercados internos.
B) Ampliar a cooperação econômica e política entre os países membros.
C) Reduzir a participação de novos países na organização.
D) Fomentar a competição desigual entre os membros em detrimento da cooperação.

Saiba mais a respeito do assunto, acessando o vídeo a seguir .

Canal – geowerllen – Aliança do Pacífico

Autoria:Werllen Pires
Formação:Geografia
Componente Curricular:Geografia
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAGE0803) Analisar as características dos principais blocos e grupos econômicos mundiais na atualidade.
Referências bibliográficas:TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia: 9º ano. Quinteto Editorial, 1ª Ed. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental: anos finais.
Matriz Estruturante EJA 2022.