You are currently viewing Geografia – O espaço regionalizado

Geografia – O espaço regionalizado

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 6ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Ilustrações grátis de Professor
Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2017/01/09/06/54/professor-1964793_960_720.jpg, Acesso em 29 de junho de 2022.

Uma região é uma área geográfica que exibe características semelhantes, conforme determinados critérios e classificações. Quando se estuda o mundo do ponto de vista físico, é comum realizar uma regionalização, ou seja, uma divisão do território baseada em elementos como solo, relevo e vegetação. Por outro lado, ao analisar o mundo do ponto de vista humano, focando nas sociedades e nos povos, é possível classificá-los com base em países ou estados, religiões, línguas, etnias, culturas, desenvolvimento, e uma série de outros aspectos relevantes

A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidrografia, vegetação); econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia); políticos (regimes de governo); sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH); culturais (religiões, etnias); entre outros.

Por meio das regionalizações, podemos estudar um conjunto de países comparando diferenças e semelhanças e analisando aspectos particulares e gerais.

 Agora vamos às questões

QUESTÃO 1

Quais os critérios econômicos, políticos e sociais, estabelecidos para regionalizar o mundo, cite exemplos.

 QUESTÃO 2

O que podemos estudar por meio das regionalizações?

 QUESTÃO 3

Como é possível analisar o mundo do ponto de vista físico e humano?

Saiba mais a respeito do assunto, acessando o vídeo a seguir .

Canal geowerllen – O espaço regionalizado

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-6a-serie-eja/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
(EAJAGE0708) Analisar as diferentes regionalizações mundiais em diferentes contextos históricos na perspectiva do desenvolvimento e do crescimento econômico.
Referencial Teórico
DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º . PNLD 2020.

Matriz Estruturante EJA 2022.