Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 6ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Uma região é uma área geográfica que exibe características semelhantes, conforme determinados critérios e classificações. Quando se estuda o mundo do ponto de vista físico, é comum realizar uma regionalização, ou seja, uma divisão do território baseada em elementos como solo, relevo e vegetação. Por outro lado, ao analisar o mundo do ponto de vista humano, focando nas sociedades e nos povos, é possível classificá-los com base em países ou estados, religiões, línguas, etnias, culturas, desenvolvimento, e uma série de outros aspectos relevantes
A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidrografia, vegetação); econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia); políticos (regimes de governo); sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH); culturais (religiões, etnias); entre outros.
Por meio das regionalizações, podemos estudar um conjunto de países comparando diferenças e semelhanças e analisando aspectos particulares e gerais.
Agora vamos às questões
QUESTÃO 1
Quais os critérios econômicos, políticos e sociais, estabelecidos para regionalizar o mundo, cite exemplos.
QUESTÃO 2
O que podemos estudar por meio das regionalizações?
QUESTÃO 3
Como é possível analisar o mundo do ponto de vista físico e humano?
Saiba mais a respeito do assunto, acessando o vídeo a seguir .
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-6a-serie-eja/
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJAGE0708) Analisar as diferentes regionalizações mundiais em diferentes contextos históricos na perspectiva do desenvolvimento e do crescimento econômico. |
Referencial Teórico | DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º . PNLD 2020. Matriz Estruturante EJA 2022. |