You are currently viewing Geografia – O Brasil e o Mercosul

Geografia – O Brasil e o Mercosul

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=12182376. (adaptado). Acesso em 05de junho 2023.

O Brasil e o Mercosul

O Mercosul é um bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, com o objetivo de promover a integração e a cooperação entre os países membros. O bloco promove a livre circulação de bens, serviços e pessoas entre os membros, facilitando o comércio e incentivando o investimento. Isso proporciona oportunidades de expansão dos mercados para as empresas brasileiras, aumentando sua competitividade e estimulando o crescimento econômico.

O Brasil é um dos membros mais influentes e estratégicos do Mercosul, o bloco econômico formado por países da América do Sul. Sua participação no Mercosul tem sido fundamental para fortalecer a integração regional, impulsionar o comércio e promover o desenvolvimento econômico na região.

Como maior economia do bloco, o Brasil exerce um papel central nas negociações comerciais e na definição das políticas do Mercosul. Sua vasta extensão territorial, recursos naturais abundantes e diversidade econômica contribuem para a complementaridade entre os países membros e para a consolidação de uma cadeia produtiva integrada.

Além disso, o Brasil desempenha um papel significativo na promoção da estabilidade política e institucional do Mercosul. O país tem buscado fortalecer as relações diplomáticas com os demais membros, promovendo diálogos e acordos bilaterais que beneficiem o comércio e a cooperação em áreas como infraestrutura, energia, agricultura e tecnologia.

No entanto, o Brasil também enfrenta desafios dentro do Mercosul. Divergências em temas como tarifas comerciais, políticas agrícolas e regulamentações podem gerar tensões entre os países membros. A necessidade de aprimorar a infraestrutura e reduzir a burocracia nos processos comerciais também é um aspecto importante a ser trabalhado.

Apesar dos obstáculos, o Brasil continua comprometido com os princípios e objetivos do Mercosul, buscando uma maior abertura econômica e aprofundamento da integração regional. O país reconhece a importância do bloco para sua própria inserção no cenário global e como uma plataforma para expandir suas exportações, diversificar seus parceiros comerciais e atrair investimentos estrangeiros.

Em suma, a presença do Brasil no Mercosul é essencial para o fortalecimento do bloco e para o avanço dos interesses econômicos e políticos da região.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Qual é o objetivo principal do Mercosul?
(A) Estabelecer uma união política entre os países membros.
(B ) Promover a integração e a cooperação econômica entre os países membros.
(C) Limitar o comércio com outras regiões do mundo.
(D) Aumentar as barreiras comerciais entre os países membros.

QUESTÃO 02

Quem é o Brasil dentro desse bloco chamado Mercosul?
(A) Líder e principal impulsionador do processo de integração regional.
(B) Membro com menor participação nas decisões e políticas do bloco.
(C) Observador sem direito a voto nas reuniões do Mercosul.
(D) Membro com foco exclusivo no comércio bilateral com outros países do bloco.

QUESTÃO 3

Qual é o papel do Mercosul no cenário econômico e político da América do Sul?

QUESTÃO 4

Quais são os principais desafios enfrentados pelo Mercosul em seu processo de integração regional e como esses desafios podem ser superados?

AutoriaWerllen Pires
FormaçãoGeografia
Componente CurricularGeografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAGE0605) Analisar as características dos principais blocos e grupos econômicos mundiais na atualidade
Referencial TeóricoSANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Cortez Editora, 2002.

DC Goiânia EJA – 2023