You are currently viewing Geografia – O agronegócio, a agricultura familiar e a agroecologia

Geografia – O agronegócio, a agricultura familiar e a agroecologia

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Disponível em: https://images.unsplash.com/photo-1597916829826-02e5bb4a54e0?ixlib=rb-4.0.3&ixid=M3wxMjA3fDB8MHxwaG90by1wYWdlfHx8fGVufDB8fHx8fA%3D%3D&auto=format&fit=crop&w=1974&q=80, acesso em 03 de outubro de 2023.

O agronegócio, a agricultura familiar e a agroecologia

O agronegócio, a agricultura familiar e a agroecologia desempenham papéis distintos e interconectados na cadeia produtiva nacional e regional. Cada um desses setores contribui de maneira única para a produção de alimentos, o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental. Vamos explorar como eles se relacionam:

Agronegócio
O agronegócio representa a produção em larga escala de commodities agrícolas, pecuárias e agroindustriais. Ele é altamente tecnificado e mecanizado, visando a produção eficiente em grande escala. No contexto da cadeia produtiva nacional, o agronegócio contribui significativamente para a economia, exportação de produtos agrícolas e geração de empregos.

Relação com a Cadeia Produtiva: O agronegócio muitas vezes constitui a fase inicial da cadeia produtiva, fornecendo matérias-primas para indústrias alimentícias e agroindústrias. Além disso, é crucial para a economia nacional devido à sua escala e contribuição para o PIB.

Agricultura Familiar
A agricultura familiar refere-se à produção agrícola realizada por famílias em pequenas propriedades. Geralmente é caracterizada pelo uso sustentável dos recursos naturais, técnicas tradicionais e uma forte conexão com a comunidade local. Agricultores familiares muitas vezes produzem uma variedade de cultivos e produtos, incluindo alimentos orgânicos.

Relação com a Cadeia Produtiva: A agricultura familiar é essencial na produção de alimentos para mercados locais e regionais. Ela alimenta a cadeia produtiva nacional fornecendo produtos frescos, orgânicos e tradicionais para consumidores locais. Além disso, contribui para a diversidade agrícola e a preservação de práticas sustentáveis.
Agroecologia
A agroecologia é um sistema agrícola que se baseia em princípios ecológicos, enfatizando a biodiversidade, o uso eficiente dos recursos naturais, a minimização do uso de produtos químicos e o respeito aos ciclos naturais. Ela promove a sustentabilidade e a resiliência dos sistemas agrícolas.

Relação com a Cadeia Produtiva: A agroecologia é uma abordagem que pode ser adotada tanto pelo agronegócio quanto pela agricultura familiar. No contexto da cadeia produtiva, ela pode influenciar as práticas agrícolas em todas as fases, desde a produção até a distribuição, promovendo a produção sustentável e a preservação do meio ambiente.

Portanto, o agronegócio, a agricultura familiar e a agroecologia estão interligados na cadeia produtiva nacional e regional. Enquanto o agronegócio contribui para a produção em larga escala e a economia nacional, a agricultura familiar fornece alimentos frescos e diversificados para mercados locais, e a agroecologia oferece uma abordagem sustentável para ambas as práticas, promovendo a saúde dos ecossistemas e das comunidades rurais.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Qual é uma característica fundamental do agronegócio na cadeia produtiva nacional?
A) Produção em pequena escala
B) Uso sustentável dos recursos naturais
C) Produção em larga escala de commodities agrícolas, pecuárias e agroindustriais
D) Ênfase na agricultura orgânica

QUESTÃO 02

O que a agricultura familiar contribui para a cadeia produtiva nacional e regional?
A) Produtos altamente tecnificados
B) Exportação de grandes volumes de commodities
C) Alimentos frescos, orgânicos e tradicionais para mercados locais
D) Mão de obra estrangeira especializada

QUESTÃO 03

Explique a importância da agroecologia na cadeia produtiva nacional e como ela promove a sustentabilidade ambiental.

QUESTÃO 04

Compare e contraste os papéis do agronegócio e da agricultura familiar na cadeia produtiva nacional, destacando suas principais diferenças e semelhanças.

AutoriaWerllen Pires
FormaçãoGeografia
Componente CurricularGeografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAGE0618) Relacionar agronegócio, agricultura familiar e agroecologia à cadeia
produtiva nacional e regional.
Referencial Teóricohttps://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/tematicas/agricultura-e-meio-ambiente/politicas/agroecologia, Acesso em 02 out. 2023.

https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/214/o/Livro_Pr%C3%B3_Agroecologia.pdf, Acesso em 02 out. 2023.

DC Goiânia EJA – 2023