You are currently viewing Geografia – Mudanças territoriais no pós-guerra.

Geografia – Mudanças territoriais no pós-guerra.

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Após a Segunda Guerra Mundial, houve mudanças significativas nas espacialidades e territorialidades do mundo.

Observe no mapa: Atual Alemanha em vermelho, terras perdidas após a Segunda Guerra Mundial em preto, terras perdidas após a Primeira Guerra Mundial em cinza escuro.

Antigos territórios orientais da Alemanha – disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4e/Former_eastern_territories_of_Germany.png, acesso em 15 de março de 2023.

MUDANÇAS TERRITÓRIAIS NO PÓS-GUERRA

Algumas das características importantes incluem:

A bipolaridade

A Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética criou uma divisão mundial entre o mundo ocidental, capitalista e o mundo comunista, do lado oriental. E cada um com sua ideologia, controlando uma grande parte do mundo.

Descolonização

As potências coloniais europeias perderam muitos de seus impérios coloniais após a Segunda Guerra Mundial, levando a uma série de novos estados independentes na África, Ásia e América Latina.

Globalização

A economia mundial tornou-se cada vez mais interconectada, com a expansão do comércio internacional, dos investimentos transnacionais e da circulação de bens e pessoas.

Urbanização

O mundo tornou-se cada vez mais urbano, com um aumento da população urbana e a criação de megacidades em todo o mundo.

A Europa desempenhou um papel central nessas mudanças

Após a Segunda Guerra Mundial, a Europa Ocidental se reconstruiu rapidamente com a ajuda do Plano Marshall, que forneceu ajuda econômica dos EUA. Isso levou a uma maior integração econômica e política na Europa, incluindo a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, precursora da União Europeia.

A globalização econômica atingiu a Europa, com o aumento do comércio e investimento estrangeiro, e a migração de pessoas de todo o mundo. No entanto, a Europa também enfrentou desafios, incluindo a divisão leste – oeste durante a Guerra Fria e as mudanças demográficas que levaram ao envelhecimento da população e à queda da taxa de natalidade.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Qual foi o principal motivo para a formação da bipolaridade mundial?

(A) Disputas territoriais entre os países

(B) Diferenças ideológicas entre os países