Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 5ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Os mapas estão presentes no cotidiano das pessoas, de forma direta ou indireta. Dentre os modelos mais comuns, destaca-se o mapa mental, que está diretamente relacionado aos lugares ou espaços vividos. Como o próprio nome sugere, o mapa mental é um mapa que está ligado à mente ou às memórias. Ele pode permanecer apenas na mente da pessoa ou pode ser passado para uma folha de papel, utilizando um lápis ou caneta. Esse tipo de mapa é simples e lógico, e tem como objetivo visualmente representar um determinado lugar para facilitar o processo de memorização. É importante ressaltar que os mapas mentais não seguem os critérios ou regras oficiais da Cartografia técnica, nem as convenções geográficas, como escala, orientação e legenda. O mapa mental é um desenho livre, uma vez que seu propósito é facilitar o entendimento dos lugares.
Agora vamos às questões
QUESTÃO 1
Explique o que você aprendeu sobre o mapa mental.
QUESTÃO 2
Qual a importância dos mapas mentais como a linguagem do cotidiano, ou seja, do dia-a-dia?
QUESTÃO 3
Use sua criatividade e conhecimento e faça um mapa mental. Fique livre para escolher o tema e as cores. Capricha!
Saiba mais a respeito do assunto, acessando o vídeo a seguir .
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-5a-serie-eja/
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJAGE0514) Produzir e apresentar mapas cartográficos, relacionados ao seu cotidiano. |
Referencial Teórico | Carvalho, Edilson Alves de. Leituras cartográficas e interpretações estatísticas II / Edilson Alves de Carvalho, Paulo César de Araújo. – Natal, RN: EDUFRN, 2009. Matriz Estruturante EJA 2022. |