You are currently viewing Geografia – Interpretação e letramento cartográfico

Geografia – Interpretação e letramento cartográfico

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/ff/%D0%9A%D0%B0%D1%80%D1%82%D0%BE%D0%B3%D1%80%D0%B0%D1%84%D0%B8%D1%8F.jpg, acesso em 19 de setembro de 2023.

Interpretação e letramento cartográfico

Interpretação e letramento cartográfico são habilidades fundamentais para entender e utilizar mapas de maneira eficaz. Eles envolvem a capacidade de ler, analisar e compreender informações apresentadas em mapas, gráficos e outros produtos cartográficos. Vamos explorar esses conceitos com mais detalhes:

Interpretação Cartográfica: A interpretação cartográfica refere-se à capacidade de entender o que um mapa está comunicando. Isso inclui a habilidade de identificar e compreender elementos-chave, como símbolos, cores, linhas e escalas. Alguns aspectos importantes da interpretação cartográfica incluem:

1. Leitura de símbolos: Compreender o significado dos símbolos usados no mapa, como ícones que representam cidades, estradas, rios, montanhas, entre outros.
  2. Identificação de padrões: Reconhecer padrões geográficos, como a distribuição de cidades ao longo de uma rodovia principal ou a concentração de elevações em uma área montanhosa.
  3. Utilização da escala: Usar a escala do mapa para determinar distâncias e proporções reais, ajudando a estimar tamanhos e distâncias no terreno.
  4. Compreensão da legenda: Interpretar a legenda do mapa para entender o que cada símbolo, cor ou padrão representa.
  5. Contextualização: Levar em consideração o contexto geográfico e cultural ao analisar um mapa, reconhecendo como a geografia afeta a sociedade e o ambiente.

Letramento Cartográfico: O letramento cartográfico é uma habilidade mais ampla que vai além da simples interpretação. Ele envolve a capacidade de usar mapas de maneira eficaz em diferentes contextos, incluindo a tomada de decisões, a resolução de problemas e a comunicação de informações geográficas. Alguns aspectos-chave do letramento cartográfico incluem:

1. Uso prático: Ser capaz de aplicar informações de mapas em situações da vida real, como planejar rotas, entender relatórios de impacto ambiental ou tomar decisões de negócios com base em análises geoespaciais.
  2. Interconexão com outras habilidades: Integrar o letramento cartográfico com outras habilidades, como análise de dados, estatísticas e geotecnologia (GIS – Sistemas de Informações Geográficas).
  3. Comunicação geográfica: Ser capaz de criar mapas e visualizações geográficas para comunicar informações de maneira eficaz a públicos diversos.
  4. Análise crítica: Questionar a precisão e a objetividade dos mapas, reconhecendo possíveis viéses ou distorções na representação geográfica.
  5. Consciência geoespacial: Compreender como os mapas são usados em várias disciplinas, como geografia, geologia, planejamento urbano, navegação e ciências ambientais.

O letramento cartográfico é uma habilidade valiosa em um mundo cada vez mais orientado por dados e informações geográficas. É essencial tanto para a compreensão do nosso ambiente quanto para a tomada de decisões informadas em uma variedade de campos.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Qual é a diferença fundamental entre interpretação cartográfica e letramento cartográfico?

A) A interpretação cartográfica envolve a capacidade de criar mapas, enquanto o letramento cartográfico envolve apenas a leitura de mapas.
B) A interpretação cartográfica se concentra em identificar símbolos em um mapa, enquanto o letramento cartográfico envolve aplicar informações de mapas em situações práticas.
C) A interpretação cartográfica está relacionada à análise crítica de mapas, enquanto o letramento cartográfico se refere à comunicação geográfica.
D) A interpretação cartográfica é uma habilidade mais ampla do que o letramento cartográfico.

QUESTÃO 2

Qual dos seguintes aspectos não é um elemento importante da interpretação cartográfica?

A) Utilização da escala.
B) Identificação de padrões geográficos.
C) Compreensão da legenda do mapa.
D) Conhecimento da geografia cultural.

QUESTÃO 3

Explique a importância da interpretação da escala em um mapa e como essa habilidade pode ser útil no cotidiano.

QUESTÃO 4

Dê um exemplo prático de como o letramento cartográfico pode ser aplicado em uma situação do dia a dia, destacando os benefícios dessa habilidade para a tomada de decisões informadas.

AutoriaWerllen Pires
FormaçãoGeografia
Componente CurricularGeografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAGE0412) Compreender a sistematização de informações contidas nos mapas
Referencial TeóricoCAVALCANTI, Lana de Souza; OLIVEIRA, Ivanilton José de; MORAES, Loçandra Borges de (Org). Cartografia da Região Metropolitana de Goiânia. Goiânia: Editora Vieira, 2009.

ADAS, M.; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6º, 7º, 8º e 9º anos, São Paulo: Editora Moderna LTDA, 2018, 3. ed. – aprovado pelo PNLD 2020, 2021, 2022 e 2023.

DC Goiânia EJA – 2023