You are currently viewing Geografia – Indicadores socioeconômicos brasileiros

Geografia – Indicadores socioeconômicos brasileiros

Olá! Esta aula de Geografia é destinada aos estudantes da 7ª Série da Eaja.

Temática – Geografia – Indicadores socioeconômicos brasileiros. Disponível em: DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.

Na aula de hoje você aprenderá sobre os indicadores socioeconômicos: o conceito, a importância e a aplicação destes na sociedade brasileira.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Indicadores socioeconômicos brasileiros

GEOGRAFIA| 7ª SÉRIE | Eaja | PROF.: WERLLEN

Indicadores socioeconômicos brasileiros

Análise socioeconômica da população

Para que os governos atendam à população, é necessário que conheçam seus problemas e suas necessidades. Investimentos em educação, infraestrutura, saúde etc. podem ser planejados com base em indicadores sociais, dados que traduzem em números características como escolaridade, acesso a bens e serviços, renda, entre outras. Dessa forma, os indicadores sociais servem para mostrar a realidade socioeconômica de uma população e servem de auxílio aos governos para planejar as ações socioeconômicas e fazer os investimentos necessários. 

PIB per capita e concentração de renda

Uma das formas usadas para avaliar a riqueza de um país, estado ou município é analisar o PIB per capita (por pessoa) de seus habitantes. Para calcular esse índice econômico, divide-se o Produto Interno Bruto (PIB) pelo total da população.

Em 2016, o PIB per capita anual do brasileiro foi de R$ 30.407,00. Entretanto, esse valor é uma média e não traduz a desigualdade entre os mais ricos e os mais pobres. A maior parte da riqueza encontra-se concentrada nas mãos de uma parcela mínima da população.

A pobreza no Brasil

Em 2016, segundo o IBGE, 6,5% dos brasileiros viviam em situação de extrema pobreza, o primeiro aumento desde o ano de 2009. A crise econômica mundial (iniciada entre 2008 e 2009), associada ao alto índice de desemprego e à redução dos benefícios em programas sociais destinados às pessoas de baixa renda, explica esse cenário. Na última década, milhares de brasileiros saíram dessa situação, mas parte da população ainda vive em condições precárias. A proporção de indivíduos vivendo em extrema pobreza varia entre os estados e as regiões, mas é maior no Norte e no Nordeste do que no restante do país. Entretanto, mesmo nas áreas mais ricas, é possível encontrar pessoas vivendo nessa situação.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um município, estado ou país leva em consideração, para ser calculado, usa os três indicadores: a renda, a educação e a longevidade de uma população. Seu valor varia entre 0 e 1: quanto mais próximo de 1, melhor será a qualidade de vida. Os índices variam entre: IDH baixo, médio, elevado ou muito elevado.

Elaborado com base em dados obtidos em: UNDP. Human Development Report 2016. Disponível em: <http://www. br.undp.org/content/dam/brazil/docs/ RelatoriosDesenvolvimento/undp-br-2016- human-development-report-2017.pdf>. Acesso em: 09 dez. 2021.

O IDH do Brasil evoluiu nas últimas décadas e, em 2015, alcançou o valor de 0,774, que é considerado elevado e é bem superior ao registrado em 1990.

 Atividades 

1) Para que servem os indicadores sociais?

2) O que significa a sigla IDH e quais são os três indicadores usados para que seja calculado o IDH? 

3)  Pense, converse com outras pessoas e apresente soluções para diminuir a pobreza no Brasil.


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EAJAGE0605) Analisar a distribuição espacial da população brasileira, considerando os indicadores socioeconômicos e os aspectos étnico-culturais nas regiões brasileiras e em Goiás.
Referências: DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.