You are currently viewing Geografia – Impactos ambientais no Pantanal

Geografia – Impactos ambientais no Pantanal

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 5ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

File:Pantanal em Itiquira.jpg
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0f/Pantanal_em_Itiquira.jpg/800px-Pantanal_em_Itiquira.jpg?20180501210546, acesso 14, nov., 22.

A vegetação do Pantanal é afetada por diversos fatores, sendo a ocupação urbana um dos mais recentes e prejudiciais. A destruição da vegetação e a poluição das águas são consequências diretas da expansão urbana, uma vez que grandes quantidades de resíduos domésticos e industriais são descartados nos rios da região. Embora cerca de 85% da vegetação nas partes mais baixas permaneçam preservadas, mais da metade das terras elevadas foram devastadas e continuam sofrendo com essa ameaça.

Outros fatores responsáveis pela degradação da vegetação do Pantanal incluem a mineração (garimpo) em larga escala, a prática insustentável do turismo, a agropecuária com pisoteio de animais e a construção de hidrelétricas e rodovias sem medidas adequadas para mitigar seus impactos ambientais. Todos esses fatores combinados representam uma séria ameaça à biodiversidade do Pantanal e precisam ser abordados de forma urgente e eficaz para proteger esse ecossistema único e valioso.

Agora vamos às questões.

 QUESTÃO 1

 Explique o que é um impacto ambiental.

 QUESTÃO 2

Quais as consequências do processo de ocupação nas áreas urbanas?

 QUESTÃO 3

Como o garimpo/exploração mineral pode afetar a natureza e como tem afetado as áreas do Pantanal?

Saiba mais a respeito do assunto, acessando o vídeo a seguir .

Youtube/Canal geowerllen / Pantanal: faixa de transição

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-5a-serie-eja/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAGE0516) Identificar os impactos ambientais ao longo da ocupação e exploração dos recursos hídricos nos espaços urbano e rural.
Referencial Teórico
TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia. Quinteto Editorial, 1ª Edição. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental, séries finais 6º ano.

Matriz Estruturante EJA 2022.