You are currently viewing Geografia –  Impacto Humano no Clima: Compreendendo Causas e Efeitos.

Geografia – Impacto Humano no Clima: Compreendendo Causas e Efeitos.

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Impacto Humano no Clima: Compreendendo Causas e Efeitos

Vamos mergulhar no entendimento de como nossas ações diárias influenciam diretamente o clima do nosso planeta, analisando as razões por trás dessas mudanças e explorando exemplos práticos que destacam as implicações significativas dessas práticas.

Causas do Aquecimento Global: As mudanças climáticas são impulsionadas principalmente pelas emissões de gases de efeito estufa resultantes de atividades humanas. Por exemplo, quando usamos carros movidos a combustíveis fósseis, como gasolina, liberamos dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global. Da mesma forma, o desmatamento para dar espaço à agricultura ou à expansão urbana diminui a capacidade das florestas de absorver CO2.

Vivenciamos as consequências dessas práticas em nosso dia a dia. O aumento das temperaturas contribui para ondas de calor mais frequentes e intensas, afetando diretamente nosso conforto e saúde. Eventos climáticos extremos, como furacões e inundações, tornam-se mais comuns, impactando comunidades em todo o mundo. O derretimento das calotas polares também pode ser observado através do aumento gradual do nível do mar, ameaçando áreas costeiras.

Impactos Sociais e Ambientais: As desigualdades sociais são acentuadas pelos efeitos das mudanças climáticas. Por exemplo, comunidades economicamente mais vulneráveis muitas vezes enfrentam os impactos negativos de forma mais intensa, com dificuldades em lidar com eventos climáticos extremos. Além disso, a perda de biodiversidade devido à degradação ambiental prejudica ecossistemas e afeta diretamente a qualidade de vida.

Exemplos Práticos:

Transporte Sustentável: Optar por meios de transporte sustentáveis, como bicicletas, transporte público ou veículos elétricos, reduz as emissões de CO2, contribuindo para a mitigação do aquecimento global.

Práticas Agrícolas Sustentáveis: Agricultura orgânica e métodos sustentáveis reduzem o desmatamento e a emissão de gases prejudiciais, preservando ecossistemas e mitigando impactos negativos nas comunidades locais.

Uso Eficiente de Energia: Reduzir o consumo de energia em casa, usando fontes de energia renovável, como a solar, diminui a dependência de combustíveis fósseis e ajuda a preservar o meio ambiente.

Desafios e Soluções: Equilibrar nossas necessidades com a preservação ambiental é um desafio global. A transição para fontes de energia renovável, práticas agrícolas responsáveis e a conscientização global são caminhos cruciais para enfrentar esses desafios.

A análise das causas e consequências das práticas humanas na dinâmica climática destaca a necessidade urgente de ações coletivas. Ao incorporarmos mudanças significativas em nossos comportamentos cotidianos, podemos contribuir para um futuro mais sustentável diante dos desafios climáticos.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Qual é o exemplo prático mencionado no texto que contribui para a mitigação do aquecimento global?

A) Uso de aquecimento doméstico a carvão.
B) Desmatamento para expansão agrícola.
C) Uso de veículos movidos a combustíveis fósseis.
D) Opção por transporte sustentável, como bicicletas.

QUESTÃO 2

O que impulsiona principalmente as mudanças climáticas, de acordo com o texto?

A) A diminuição da agricultura.
B) O aumento das temperaturas globais.
C) A queima intensiva de combustíveis fósseis.
D) O derretimento das calotas polares.

QUESTÃO 3

Explique como o desmatamento contribui para o aumento das emissões de CO2 na atmosfera e como isso influencia as mudanças climáticas.

QUESTÃO 4

Diante dos impactos sociais e ambientais mencionados no texto, discorra sobre a importância de práticas agrícolas sustentáveis na preservação de ecossistemas e na redução dos impactos negativos nas comunidades locais.

AutoriaWerllen Pires
FormaçãoGeografia
Componente CurricularGeografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAGE0418) Analisar e problematizar as causas e consequências das práticas humanas na dinâmica climática.
Referencial TeóricoLUCON, Oswaldo dos Santos. Mudanças Climáticas: roteiro de estudos. IEE-USP. 1a ed. São Paulo, 2022.

DC Goiânia EJA – 2023