You are currently viewing Geografia – Identidade Sociocultural do Espaço Vivido.

Geografia – Identidade Sociocultural do Espaço Vivido.

Olá! Esta aula de Geografia é destinada a educandos da 5ª Série da Eaja.

Temática – Geografia – Identidade Sociocultural do Espaço Vivido. Disponível em: <pixabay.com/photo/>. Acesso em 22 de Agosto de 2021.

Na aula de hoje vamos compreender o conceito de lugar, relacionando-os a identidade e a cultura. Esse estudo serve de base para a compreensão da formação sociocultural e do espaço vivido. Assim, os alunos têm condições de identificar as particularidades do lugar em que vivem.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Identidade Sociocultural do Espaço Vivido.

5ª SÉRIE | Eaja |GEOGRAFIA| PROF.: WERLLEN

Identidade Sociocultural do Espaço Vivido

O LUGAR

Você conhece muitos lugares?

O lugar corresponde à porção do espaço vivido, onde as pessoas estabelecem suas relações mais diretas, sobretudo as afetivas, tem haver com o pertencimento. Os lugares, apesar de terem características mundiais manifestas, também são únicos, carregados de características próprias que os diferenciam dos demais lugares, como aspectos físicos, sociais, econômicos, culturais e políticos. O texto abaixo complementa a definição de lugar:

Segundo (CARLOS, 1996) O lugar é a porção do espaço apropriável para a vida — apropriada através do corpo — dos sentidos — dos passos de seus moradores, é o bairro, é a praça, é a rua, e nesse sentido poderíamos afirmar que não seria jamais a metrópole ou mesmo a cidade lato sensu a menos que seja a pequena vila ou cidade – vivida/conhecida/reconhecida em todos os cantos. 

De acordo com (CAVALCANTI, 2003), na Geografia Humanística, lugar é o espaço que se torna familiar ao indivíduo, é o espaço do vivido, do experienciado.

LUGAR, IDENTIDADE E CULTURA

Ruas, Pessoas, Músicas, Músico

Disponível em: <https://pixabay.com>. Acesso em 23 de Agosto de 2021.

Pode-se dizer que lugar é uma porção ou parte do espaço onde vivemos nosso dia-a-dia, numa interação em que nós influenciamos e transformamos a paisagem e estabelecemos vínculos.

Nossa casa, nossa rua, nossa escola, a casa de um amigo, de um parente, o bairro são exemplos de lugares com os quais criamos uma identidade, ou seja, que tem importância e significado para nós.  

A identidade dos lugares se refere ao conjunto de características próprias que os diferenciam dos demais. O lugar engloba o espaço construído pelos indivíduos e grupos humanos e o espaço que faz parte do cotidiano de uma sociedade. Os lugares geralmente refletem os indivíduos que nele habitam. Expressam, portanto, a identidade cultural de cada grupo, evidenciando o caráter único de cada lugar. 

Identidade Cultural é um conceito das áreas da sociologia e antropologia, que indica a cultura em que o indivíduo está inserido. Além disso, determinados fatores de identidade são decisivos para que um grupo faça parte de tal cultura, por exemplo, a história, o local, a raça, a etnia, o idioma e a crença religiosa.

A maneira como as pessoas se relacionam com a natureza, a língua falada, o jeito de se vestir, de se alimentar, as crenças religiosas, ou seja, a cultura dos povos é diferente em vários lugares do mundo. 

Os elementos culturais refletem o modo como determinado grupo se organiza e modifica o lugar em que se vive; consequentemente, é possível observar qual é a relação de cada sociedade com a natureza (como as características e a organização das habitações, o respeito pelo meio ambiente, a dependência em atividades como a pesca, etc.). É de acordo com as características deste lugar que se dão as relações de trabalho e de convívio.

Além disso, as paisagens refletem a cultura compartilhada pelos indivíduos, ou parte deles, que vivem em determinado lugar. Símbolos representados em monumentos e obras de arte, por exemplo, costumam revelar a identidade cultural dos lugares e das sociedades que neles habitam. 

ATIVIDADE

Agora chegou a sua vez de demonstrar o que aprendeu. Vamos lá!

Questão 1 – Escreva um parágrafo sobre o que compreendeu a respeito do LUGAR.

Questão 2 – Explique a identidade dos lugares.

Questão 3 – Sabe-se que os elementos culturais refletem o modo como determinado grupo se organiza e modifica o lugar em que se vive. Cite exemplos de elementos culturais e sua relação com o lugar.


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EAJAGE0402) Identificar elementos estruturadores da formação sociocultural do espaço vivido valorizando os aspectos regionais.
Referências CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996. p. 20-21.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4. ed. Campinas: Papirus, 2003. p. 89-90.
TORREZANI, Neiva Camargo, vontade de saber geografia. Ed. Quinteto, 1ª Edição. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental, séries finais 6º ano.